LiterArte: integração e aprendizado entre famílias e estudantes

Interação e muito aprendizado. Assim foi a manhã do sábado, 11/3, para os pais e estudantes dos Anos Iniciais do Colégio Marista João Paulo II, que, juntos, aprenderam sobre renomados artistas nacionais e internacionais, por meio de sensibilizações artísticas.

Com a técnica de mosaico, as famílias e os estudantes fizeram releitura de uma intervenção urbana

A atividade aconteceu para lançar o projeto LiterArte, que será realizado ao longo do ano pelas turmas do 1° ao 5° ano. No projeto, cada série estudará sobre as obras do artista escolhido – entre eles, Cora Coralina, Toquinho, Arnaldo Antunes, Alceu Valença, e outros –, e o resultado de meses de estudo e de produções será apresentado na Mostra Cultural, no final do ano.

Com ajuda dos pais, peças de lego recriaram obras

Para, então, já conhecerem mais sobre o artista escolhido para cada série, nada melhor que aprender na prática. Por isso, no sábado, os familiares e as crianças participaram de oficinas de musicalização, da produção de um caleidoscópio e de esculturas de massa de modelar e de releituras de obras artísticas e de intervenção urbana.

Massinhas de modelar foram usadas para criar esculturas em forma de chaveiro

Para o pai do estudante Henrique Borges de Santana, do 4° ano A, foi importante participar da atividade. “Descobrimos que as crianças têm uma compreensão maior do que a nossa e vimos o quanto é importante auxiliarmos elas a ter foco durante a atividade”, afirmou Carlos Eduardo, que, em conjunto com outras famílias, produziu uma releitura com peças de Lego.

Os caleidoscópios construídos projetaram diferentes efeitos visuais

Já Vânia, mãe da Larissa Specht, do 3° ano B, participou da construção do caleidoscópio e destacou o momento como uma ótima oportunidade por permitir a interação dos pais com a criança e a escola. “Achei maravilhoso, a escola precisa repetir mais vezes”, conclui.