Colégio inaugura Projeto Literário no Dia Nacional do Livro Infantil

Na última segunda-feira, 18 de abril, foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, autor das histórias do Sítio do Picapau Amarelo. O Colégio Marista João Paulo II não poderia deixar a data passar em branco e aproveitou para reunir os alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental para uma Hora do Conto especial.

A professora Eyla Maria e as auxiliares da biblioteca encenaram o livro Deu Rato na Biblioteca, das autoras Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira, que narra a saga de um ratinho que gosta muito de ler. Com muita criatividade, as educadoras inseriram na história os célebres personagens Emília e Visconde de Sabugosa, da obra de Lobato.

Educadoras interpretam o ratinho Racumin, a mãe dele e o Visconde

Para Eyla Maria, a ideia é a de “incentivar as crianças a criarem o gosto pela leitura”. Com a encenação, os educandos puderam se divertir e, ao mesmo tempo, tirar uma lição da história. “Foi muito bom. Eu acho importante a gente ler para poder aprender”, comentou a estudante Isabela Webster Alves, do 1º ano C.

Turmas comemoram o dia em sala de aula

O dia importante também foi comemorado nas salas de aula das professoras Vanda Pina e Marina Reinaldo, respectivamente nas turmas Nível IA e Nível IIB da Educação Infantil, com a inauguração do projeto Biblioteca de Sala. “O que está acontecendo aqui hoje?”, perguntou Vanda. “É a festa do Seu Lobato”, gritaram as crianças. A festa nas duas salas teve direito a lanche com chá e biscoitos e uma roda de leitura. “O livro foi feito para a gente sonhar”, disse a educadora Vanda a seus alunos. A professora Marina leu para seus estudantes Dez motivos para amar os livros, de Jonas Ribeiro.

A professora Vanda lê para seus alunos

Estudantes do Nível IIB mostram os livros no projeto Biblioteca de Sala

Semana abre Projeto Literário 2011

Além da Hora do Conto e da Biblioteca na Sala, o Colégio começou nesta semana o projeto Literatura com Arte, no qual um aluno é sorteado e leva um livro para casa, para realizar um trabalho manual com a ajuda dos pais. “O hábito da leitura deve ser prazeroso. Se for feito em família, se torna mais gostoso”, defende a Coordenadora Pedagógica Daniela Melazo. Os três trabalhos desenvolvidos fazem parte do Projeto Literário 2011 do Marista João Paulo II.