Conflitos Internacionais e Embriologia são temas de cursos para EM

No projeto Núcleo de Aprofundamento, os estudantes do Ensino Médio participam de cursos rápidos, no turno contrário ao das aulas, ministradas por professores do segmento e com foco nos exames externos, tais como o PAS e o ENEM. Por meio da utilização de metodologias ativas, os jovens aprimoram o aprendizado técnico, a integração e a socialização nas diversas áreas do conhecimento. 

Nas áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, os temas trabalhados neste primeiro semestre foram Embriologia e Conflitos Internacionais, respectivamente, permitindo aos estudantes a elaboração das próprias trilhas de aprendizagem.


Aulas práticas sobre Embriologia

Para internalizar conceitos de desenvolvimento embrionário, utilizando-se da observação de ovos de galinha, os participantes do Núcleo de Aprofundamento de Biologia tiveram aulas práticas em Laboratório, onde desenvolveram técnicas como a Ovoscopia, que indica quais ovos são férteis e quais não são. Na chocadeira montada a partir de uma caixa de isopor, os ovos foram acompanhados de perto, com expectativa. Os sistemas de controle e medição de temperatura, acomodação e iluminação foram elaborados para atingir os níveis ideias para o desenvolvimento dos filhotes.


Após 21 dias, nasceu o primeiro filhote

Após 21 dias, três pintinhos nasceram no Laboratório e despertaram a curiosidade de estudantes de outros segmentos, que também aprenderam um pouco mais sobre o desenvolvimento dos animais. As aves nascidas no Colégio foram levadas para a Chácara Pequi.


Observatório de conflitos em atividade

No curso que envolveu os Componentes Curriculares de Filosofia, História, Geografia, Sociologia e Ensino Religioso, a criação de um observatório de conflitos internacionais envolveu os estudantes em debates sobre Guerra entre Estados, Guerra civil, Separatismo por ocupação estrangeira, Separatismo no interior de um Estado, Conflito étnico e Intolerância religiosa. Em grupos, os estudantes reuniram e sistematizaram informações sobre tais conflitos internacionais e discutiram ações de solução.

Aprendizados como os adquiridos no Núcleo de Aprofundamento possibilitam que os estudantes se posicionem frente às questões emergentes no mundo atual, marcado pelo dinamismo das relações sociais, pela circulação de informações e pela produção de saberes e subjetividades. 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.