Volta às Aulas 2012

O início do ano letivo está se aproximando e o nosso calendário já está cheio de atividades. No dia 28, haverá a palestra para os pais e professores ministrada por Gabriel Perissé, com o tema Educar nossos filhos: limites ou horizontes, no Salão de Atos da Escola. Pais dos estudantes do 6º ano ao Ensino Médio são esperados às 8h30 e os responsáveis de educandos da Educação Infantil ao 5º ano às 10h30. Haverá reunião em sala de aula às 11h30, onde os pais vão conhecer os professores e as salas de seus filhos em 2012.

No dia 30 de janeiro, vamos receber os novos estudantes para acolhida e apresentação, e no dia 31, todos os nossos educandos já começarão as aulas, vivenciando a alegria de aprender em seu cotidiano e com suas experiências, reencontrando colegas e fazendo novas amizades.

O Colégio ainda está cheio de surpresas! A cantina está passando por uma reforma geral e o refeitório também está diferente, e não é só a decoração. A empresa GRSA assumiu o controle de nossas cozinhas, trazendo mais opções de alimentação saudável e qualidade à nossa linha de servir.

Visando a acessibilidade a todos, uma rampa coberta também fará o acesso ao Ginásio de Esportes. Para fugir da chuva e do forte sol do período da seca, nossos educandos estarão abrigados com a nova cobertura do portão lateral.

Todas as salas de aula das turmas de 3º ao 5º anos ganharam lousa interativa. As salas da Educação Infantil ganharam televisão de LCD e aparelho de DVD. Essas turminhas e o 1º ano agora possuem quadros magnetizados.

Os banheiros também estarão com caras novas. Todas as portas internas dos banheiros dos estudantes do 6ºano ao Ensino Médio serão trocadas. Novas pinturas e manutenção de nossas sinalizações estão em pleno vapor.

E uma novidade vai agitar os recreios! Um Espaço Cultural está em fase de finalização, na área da cantina. O Espaço vai ser palco de apresentações teatrais e musicais, para divertir ainda mais os recreios do João Paulo II.

A comunidade educativa marista aguarda, ansiosa, pelo retorno de seus estudantes, na próxima semana!

Ana

E o ensino médio? Não seria mais interessante uma TV LCD e quadro interativo a esses alunos? Pois são os que passam mais tempo dentro das salas de aula e tanto a TV quanto o quadro seriam boas opções para descontrair a aula sem deixar de passar o conteúdo previsto a esses alunos - podendo até despertar o interesse destes por certos conteúdos, tidos como maçantes. Além disso, poderiam ser úteis ferramentas para a explanação de certos tópicos mais complexos. Às crianças, porém, não acredito que seriam uteis assim, seus conteúdos não possuem a mesma profundidade daqueles trabalhados no E.M. e elas também passam bem menos tempo no colégio e suas dependências, sendo o número de horas e aulas bem inferior aos estudantes mais velhos. O recurso poderia ser uma escapatória ao cansaço destes alunos mais velhos após um dia inteiro de estudos, quando já que se encontram, ao final do dia, desmotivados a manter a atenção na aula e nas explicações dos professores. Quanto às crianças, seria somente um recurso usado para distração e somente adicionaria horas em frente às telas - as crianças dessa idade, já passam boa parte de seu tempo em frente à TV, ao computador... Pode até ser que pudesse ser usado para explanação, mas acredito que seria um recurso desnecessário - porém muito bem vindo aos mais velhos (inclusive àqueles que estão cursando anos a partir do 6°, em que o grau de complexidade também é maior).

oi

Késsia

Achei ótimas as novidades para o ano de 2012 (em especial a lousa interativa)! No entanto, as televisões de LCD e aparelhos de DVD para as salas da educação infantil não me alegraram muito. Qual é a finalidade pedagógica de se ter um conjunto desses em cada sala de aula? Quantas horas por dia e por semana os alunos permanecerão sentados assistindo à TV e a quais programas?