Curiosidade e novas descobertas conduzem projetos da Educação Infantil

Olhinhos atentos à transformação de uma lagarta. A experiência de acompanhar de perto a metamorfose até se tonar uma borboleta foi o projeto de sala da turma do Nível 1A. A curiosidade e as novas descobertas foram elementos condutores para aprender um pouco mais sobre o bichinho.


Com muita atenção ao casulo, as crianças quiseram aprender

A escolha de estudar as borboletas foi das crianças, por meio de uma votação. Depois de ouvir a história Uma Lagarta Muito Comilona, a professora da turma Mila Herman capturou, no dia 10/3, duas lagartas e as crianças adoraram a ideia! Logo, um casulo se formou e, com apoio da professora de Ciências Analy Alves, foi possível observar de perto o processo de transformação.


De pertinho, as crianças viram as largartas antes e depois das transformações

Para a surpresa dos estudantes, uma semana depois, de um dos casulos emergiu uma borboleta! E a prof. Analy pode mostrar para as crianças como funciona o corpinho do inseto, sobre seus primeiros movimentos após o casulo e, finalmente, seu o primeiro voo. Depois, foi hora de ir à Horta para colocar a borboleta de volta na natureza.

De volta à sala, as crianças construíram um terrário para observar outras lagartas até virarem borboletas. Além de novos aprendizados, os estudantes descobriram a importância do cuidado e da preservação da natureza.

Projetos de sala da Educação Infantil

Projetar, introduzindo o inédito aliado ao diálogo, à vivência e à pesquisa: os projetos de sala na Educação Infantil compreendem os conteúdos da infância e o desenvolvimento infantil por meio de temas interdisciplinares. Cada projeto desenvolvido pelas turmas envolve diferentes linguagens e as atividades possuem a mediação do educador e a escuta atenta. Dessa forma, as crianças adquirem novos aprendizados por meio da experiência que vivenciam. 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.