Educação Infantil

Quando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante. Em especial, nessa fase, buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. As atividades visam à socialização, à autonomia, à cooperação e à solidariedade, tudo isso em clima saudável, em que as potencialidades são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências.

Práticas e Descobertas
A investigação ocorre por meio de metodologias que favorecem a interação entre a criança e os objetos pesquisados. As práticas acontecem em diversos ambientes, tais como: horta, bosque, pátios e Chácara Pequi. Assim, promovemos a criatividade, a liberdade de expressão e a convivência.
 
Formação do Leitor
No contato com a leitura, a criança tem a oportunidade de vivenciar a fantasia, o encantamento e a emoção. Com esse propósito, desenvolvemos projetos e atividades que ampliam os repertórios simbólicos e estimulam a criatividade, a imaginação, a representação e o protagonismo infantil.
 
Múltiplas Linguagens
Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na importância de realizar projetos e atividades em que as crianças possam criar e recriar. Para tanto, são trabalhadas as múltiplas linguagens (corporal, escrita, matemática, tecnológica, plástica e musical), contribuindo para o desenvolvimento integral.
 
Pedagogia de Projetos
Essa metodologia estimula o protagonismo e desafia, desde cedo, o estudante a pensar em temas relevantes, a refletir e a indagar a realidade, aprendendo com o contexto em que está inserido. As crianças também são incentivadas a propor soluções e hipóteses para situaçõesproblema. Tudo isso ocorre de forma lúdica e integrada.