nos Iniciais - 1º ao 5º ano EF

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo. É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia seus valores, compreendendo sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

Alfabetização
A alfabetização é realizada por meio de diversos gêneros textuais, levando em conta o meio no qual a criança está inserida e valorizando a comunicação e o protagonismo. Ao desenvolver atividades que vão além da leitura e da escrita em sala de aula, os estudantes alcançam habilidades de interpretação e produção criativa, que agregam múltiplos valores e significados.

Conhecimento Integrado
Nossa proposta pedagógica tem como propósito formar cidadãos competentes para atuar no mundo, superando o isolamento dos componentes curriculares e passando a integrá-los. Para tanto, utilizamos a metodologia de sequências didáticas, em que o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

Educação Financeira
Nas aulas e atividades de Educação Financeira, incentivamos o estudante a pensar de forma empreendedora, compreendendo a importância de tratar da gestão de recursos com planejamento e sustentabilidade. A construção dessas aprendizagens também contribui para o desenvolvimento da cidadania e da consciência global.

Formação do Leitor
O estudante tem a oportunidade de vivenciar o protagonismo por meio de projetos e práticas pedagógicas que envolvem a leitura. Assim, tem contato com diversos gêneros e repertórios, ampliando seu conhecimento e sua compreensão sobre a Literatura. O encantamento e o prazer pela leitura são estimulados no
dia a dia e também envolvem a participação da família.

Anos Finais - 6º ao 9º ano EF

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões. Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

Conhecimento Integrado
Nossa proposta pedagógica tem como propósito formar jovens competentes para atuar, com uma visão sistêmica, no mundo contemporâneo, superando o isolamento dos componentes curriculares e passando a integrá-los. Para tanto, desenvolvemos projetos em que os estudantes são estimulados a resolver situações-problema, utilizando os conhecimentos provenientes das diversas áreas.

Língua Inglesa
A expansão da integração mundial nos estimula a buscar os recursos necessários para a boa comunicação e inserção cultural. Nesse contexto, o componente curricular Língua Inglesa possui uma jornada ampliada e é assessorada pela Oxford University Press, desenvolvendo as competências de fala, escrita, leitura e compreensão.

Produção Textual
A produção de texto, materializada em um componente curricular, oportuniza ao estudante a sistematização de seu pensamento e a expressão de sua opinião. Os jovens escritores produzem textos, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento, e recebem constantes orientações dos educadores, para aprimorar a habilidade.

Vivência Científica
Nas atividades voltadas para a construção do conhecimento científico, os estudantes realizam pesquisas com as quais ampliam e sistematizam o saber. Suas produções são apresentadas na Mostra do Conhecimento, na qual aprendem a defender ideias e propostas, desenvolvendo competências e habilidades
para uma atuação mais ética e cidadã.