Anos Iniciais - 1º ao 5º ano EF

A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo. É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia seus valores, compreendendo sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

Alfabetização
A proposta do ciclo de alfabetização do colégio é atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos: conceber as crianças como sujeitos de cultura e história, sujeitos sociais. O processo não se restringe a aprendizagem da leitura e escrita, desenvolvendo, também, as demais áreas do saber.

Conhecimento Integrado
O colégio forma crianças e jovens competentes para atuar, com uma visão complexa, no mundo contemporâneo, superando o isolamento dos componentes curriculares, passando a integrá-los. Para tanto, são desenvolvidas sequências didáticas, em que os estudantes são estimulados a resolverem situações problema utilizando os conhecimentos provenientes das diversas áreas.

Educação Financeira
O desenvolvimento da cidadania relaciona-se significativamente à capacidade de o sujeito tratar de forma competente a gestão de seus recursos. Por meio do projeto, o estudante é incentivado a pensar de forma empreendedora, planejando, realizando e projetando-se no meio das potencialidades humanas, onde a moeda é tratada como um instrumento simbólico.

Turno Integral
O Turno Integral Marista possibilita aos estudantes do Ensino Fundamental conviverem e aprenderem em um ambiente multidisciplinar, no turno inverso ao das aulas. As crianças matriculadas nesse projeto participam de atividades esportivas, culturais e pedagógicas, com acompanhamento de professores especializados.

Anos Finais - 6º ao 9º ano EF

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões. Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

Conhecimento integrado
O colégio forma jovens competentes para atuar, com uma visão complexa, no mundo contemporâneo, superando o isolamento dos componentes curriculares e passando a integrá-los. Para tanto, são desenvolvidas sequências didáticas, em que os estudantes são estimulados a resolverem situações-problema utilizando os conhecimentos provenientes das diversas áreas.

Mais tempo para aprender
Com foco na formação integral dos estudantes, a carga horária de 30 períodos semanais possibilita mais tempo de estudo e dedicação às atividades escolares. Assim, contribui para melhor organização das inúmeras informações disponíveis na atualidade a serem transformadas em conhecimento.

Produção textual
A produção de texto, materializada em um componente curricular, oportuniza ao estudante a sistematização de seu pensamento e expressão de sua opinião. Os “jovens escritores” produzem textos envolvendo as diferentes áreas do conhecimento e recebem as orientações do educador constantemente para melhorar a sua habilidade.

Língua Inglesa
A internacionalização das relações nos convida a tornar-nos cidadãos do mundo. Nesse contexto, as aulas do componente curricular Língua Inglesa são ampliadas, desenvolvendo as competências de escrita, leitura e compreensão dentro do período regular de aula.