Para mais de um nível

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender. O fazer diário dos educadores é guiado pelo Projeto Educativo do Brasil Marista, documento balizador das práticas educativas em todos os colégios maristas.

A ação pedagógica também se baseia nas Matrizes Curriculares, em que os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de formação humana e de construção do projeto de vida.

Aplicativo Marista Virtual
Sempre atentos à necessidade de inovar nos processos pedagógicos, os Colégios Maristas desenvolveram o aplicativo Marista Virtual. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os pais da rotina dos filhos, utilizando recursos que facilitam o acompanhamento do cotidiano escolar. Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo apresenta diversas funcionalidades: agenda, consulta financeira, pareceres da Educação Infantil e dos Anos Iniciais EF, boletim para todos os níveis, avisos direcionados, informações institucionais, publicações/notícias e atualização de dados.

Formação humano-cristã
Momentos de formação levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Há também a Pastoral Juvenil Marista (PJM), grupo de jovens que promove a evangelização e formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e espiritualidade marista.

Incentivo ao esporte
Tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, a prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, o espírito de equipe, a liderança, a convivência e a amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão. Anualmente, o evento reúne cerca de 2 mil atletas dos colégios e das unidades sociais da Rede Marista.