Meninas em quadra: futsal conquista título nos Jogos Escolares do DF

Nos pés, chuteiras. Em mente, a consciência de que podem praticar o esporte que quiserem. E mais: ser campeãs nele. Nesta segunda-feira, 5/6, a equipe de Futsal Infantil Feminino do Colégio venceu a etapa regional da 57ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal. O campeonato teve início na última quinta-feira, 1/6, e, após quatro jogos invictos – três vitórias e um empate – a equipe garantiu o 1º lugar na fase de grupos e segue na disputa rumo aos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional.

A equipe segue rumo à conquista dos Jogos Escolares da Juventude

O treinador da equipe, Emerson Santos, reconhece o desafio: “No Futsal feminino, muitas meninas aprendem, só agora na adolescência, o que os meninos já praticam com 6, 7 anos. Isso porque, desde sempre, os meninos são incentivados a jogar bola e as meninas, a outros tipos de brincadeiras, o que gera um pouco de dificuldade”, mas ele revela que isso não é motivo de desânimo. Pelo contrário: além do campeonato e as boas chances de vitória da equipe, as meninas têm mostrado mais interesse pelo esporte e demonstrado bastante empenho nos treinos.

Se no ano passado a equipe contava com 11 estudantes, em 2017 são 24 atletas. “É o segundo ano que eu trabalho com as estudantes no Futsal, mas já dá para notar um progresso imenso da equipe do último ano para cá. Contamos também com novas atletas no time que vieram para agregar. A expectativa para a segunda fase é muito boa, para ficarmos, pelo menos, entre as quatro melhores equipes”, Emerson conclui confiante.

Agora, o desafio é ainda maior. Em agosto, a Etapa Distrital será contra 20 campeões regionais do DF. E o objetivo é a conquista do título em âmbito nacional: os Jogos Escolares da Juventude. A estudante Maria Luiza Valle, do 9° ano, compartilha as expectivas da equipe: “Terminar a fase líder é muito legal, já nos dá certo ânimo. Mas teremos um grande desafio pela frente, os adversários são muito fortes. Estamos nos preparando para um bom resultado e seguimos otimistas!”.

Parabéns às estudantes e ao professor Emerson pelos resultados. Continuamos na torcida!

Prof. Ana Paula

Que maravilha de notícia! Toda força para as meninas e mulheres atletas! Parabéns professor Emerson por promover, apoiar e incentivar a participação feminina no futebol!