Valores e diversão na Gincana Champagnat dos Anos Iniciais

Em torno da mesma mesa, compartilhando aprendizados, vivenciando valores e trabalhando diferentes habilidades: assim foram os três dias de diversão e trabalho em equipe na Gincana Champagnat dos Anos Iniciais. Entre os dias 9 e 11/10, as crianças se engajaram em atividades culturais, esportivas e solidárias que visavam a colaboração e a dedicação de cada um. A preparação teve início semanas antes, com o envolvimento em ensaios, escolha dos nomes das equipes, criação das bandeiras, camisetas e adereços que mostrassem a animação das turmas.

As equipes chegaram cheias de energia na Gincana

Na solenidade de abertura, realizada no dia 9/10, a combinação de cores, alegria e animação das turmas preencheu o Ginásio. Educadores e a plateia, formada por familiares dos estudantes, vibraram e torceram pelas equipes. Momentos simbólicos captaram a essência da Gincana: em torno de uma réplica da mesa de La Valla, estudantes e professores apresentaram alguns elementos – a água, que representa a vida; o pão, a partilha; a violeta, o carisma marista; um retrato de família; um caderno escolar e o Projeto Educativo Brasil Marista. Um juramento marcou o comprometimento com a ética e os valores entre estudantes e professores.

Alguns símbolos maristas foram postos à mesa de La Valla

A arte também esteva presente: regidos pelo professor de Música, Luiz Renato Vieira, alguns estudantes protagonizaram uma apresentação com bolas de basquete, trabalhando os ritmos e a percussão – uma continuidade do trabalho já realizado; depois, os estudantes do 5º ano EF dançaram e cantaram a música Se Ligaê, que homenageou os estados brasileiros e retratou a união do país como um só.

Nas atividades culturais, esportivas e solidárias, a união marcou presença

Corrida com obstáculos, Pique Bandeira, Ping Vôlei, Lancebol e Queimada foram algumas das atividades propostas no cronograma da Gincana, além de vivências culturais, como danças e quiz, e esportivas como Natação, Futsal e Basquete. Ao fim da Gincana, para homenagear os estudantes pela dedicação, foram entregues medalhas às turmas com melhor desempenho.