Estudantes marcam presença na Sinus 2017

Entre os dias 14 e 18/6, onze estudantes do Colégio abriram mão do descanso no feriado de Corpus Christi e participaram da Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (Sinus) 2017. Promovido por acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB), o projeto deste ano teve como tema Compartilhando cuidados na transformação da sociedade, com debates baseados na ética do cuidado, a fim de garantir uma sociedade mais cuidadosa entre si.

O evento apresenta a estudantes do Ensino Médio a possibilidade de atuarem como embaixadores, chefes de Estado, juízes, advogados e jornalistas, representando países e órgãos na busca por soluções pacíficas para temas atuais. A participação nos comitês proporciona aos jovens colocarem em prática a argumentação e o aprofundamento em assuntos, por vezes, polêmicos. Questões como Crise dos refugiados, Educação Inclusiva e Terrorismo fizeram parte da agenda de discussões. 


O professor André acompanhou o grupo de estudantes do Colégio

As irmãs Maria Clara e Maria Eduarda Arcoverde, do 2º ano EM, participaram pela segunda vez da Sinus e, recentemente, foram Diretoras de Mesa na SIMJOPA. Para elas, as experiências nas simulações anteriores lhes deram, neste ano, ainda mais segurança e capacidade de identificar pontos de melhoria nos debates. Além disso, em 2017, a organização da Sinus disponibilizou um número maior de vagas para representantes do Colégio, o que, segundo Maria Clara, foi mais um ponto positivo. “Este ano, com um número maior de colegas participando, percebemos mais a nossa presença nos eventos. Assim, podíamos sempre contar um com o outro e fomos nos ajudando”, salienta. Isso é reflexo do empenho dos estudantes que, a cada ano, demonstram mais interesse pelo projeto, o que abre portas para mais representação do Marista João Paulo II.

Raquel Negrão, do 3º ano EM, também veterana em simulações, foi Chefe de Delegação e participou do comitê do Conselho de Direitos Humanos (CDH). Para ela, o momento foi um misto de emoção e dedicação. “É a minha última participação, então eu fiz com muita vontade. Também levamos um grupo muito competente, aplicado e animado. Acho que representamos muito bem o Colégio.” diz, orgulhosa. Em julho, Raquel participará da São Paulo Model United Nations, a maior simulação do Estado de São Paulo, terceira do país e uma das maiores da América Latina.


Nas simulações, estudantes representam a política externa de vários países

Acompanhados pelo professor de História do Ensino Médio, André Fonseca, após os cinco dias dedicados à simulação, a sensação é a mesma: os jovens se sentem mais autônomos, empáticos e conscientes. “É uma experiência muito boa. Além da parte acadêmica, levamos amigos para a vida, afinal, passamos cinco dias juntos, formamos uma conexão muito forte, aprendendo a lidar com as reações de cada um e seguirmos amigos” lembra, Raquel.

Parabéns a todos os participantes da Sinus 2017!

  • Professor André Fonseca
  • Ana Luísa Azevedo
  • Cecília Minatogau
  • Guilherme Uchôa
  • Mariana Lobo
  • Maria Clara Arcoverde
  • Maria Eduarda Arcoverde
  • Cecília Barros
  • Lucas Martins
  • Maria Clara Godoy
  • Otávio Mota
  • Raquel Negrão

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.