Coroação da Nossa Senhora da Saúde

Maio é considerado o mês das mães e de Maria. E, para celebrar esse período tão especial, será realizada a Coroação da imagem de Nossa Senhora da Saúde, no dia 4 de maio, no Salão de Atos do Colégio Marista João Paulo II. A escolha da Nossa Senhora faz referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2012 Que a saúde se difunda sobre a Terra!

Logo pela manhã, os estudantes do Ensino Médio buscarão a imagem na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, localizada ao lado da Escola. Durante o dia serão realizadas cerimônias de coroação para todos os estudantes e, no fim da tarde, a turma do 5º ano do Ensino Fundamental fará a entrega da imagem na Paróquia.

Confira os horários e participe!

7h40min às 8h20min – Procissão de busca da imagem de Maria na Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Ensino Médio

8h30min às 9h10min – Cerimônia de Coroação de Maria no Salão de Atos – 8º e 9º anos do EF

9h20min às 10h - Cerimônia de Coroação de Maria no Salão de Atos – 6º e 7º anos do EF

10h10min às 10h50min – Cerimônia de Coroação de Maria no Salão de Atos – Educação Infantil e 1º ano

11h10min às 12h - Cerimônia de Coroação de Maria no Salão de Atos – 2º ao 5º ano

17h às 17h40min - Cerimônia de Coroação de Maria no Salão de Atos – Educação Infantil ao 5º ano

17h40min às 18h – Procissão de entrega da imagem na Paróquia Nossa Senhora da Saúde - 5º ano

Conheça mais sobre a Nossa Senhora da Saúde

Tradicionalmente invocada pelos doentes , tornou-se particularmente cultuada a partir dos finais do século XVI, sendo-lhe atribuída a intervenção miraculosa que levou ao fim de vários surtos de peste ocorridos em Portugal. Em sua honra, nas povoações libertas do flagelo, foram-lhe erigidas igrejas ou dedicadas velhas capelas preexistentes.

Assim, o primeiro surto, ocorrido em Lisboa no reinado de D. Sebastião, em 1568, atingiu o seu ponto máximo no Verão do ano seguinte; ante a elevada mortandade (que levou mesmo a que o rei pedisse ao tio Filipe II de Espanha que enviasse médicos para Portugal, para auxiliar no combate à doença), a população da capital começou a organizar procissões em honra da Virgem, para que por sua intercessão pudesse cessar a peste.

Tendo a mortalidade decrescido até ao começo da Primavera seguinte, o povo agradecido passou a celebrar anualmente uma procissão em honra de Maria, sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde, no 1º Domingo de Maio.