Sequências Didáticas conduzem estudos sobre cultura brasileira

Durante o 1º trimestre, os estudantes do 8º e 9º anos EF mergulharam na cultura do nosso país. A partir dos temas Identidade cultural, qual é a nossa? Semana de Arte Moderna de 1922: a criação da identidade nacional, os jovens se dedicaram às atividades das sequências didáticas da área de Linguagens e Códigos. No encerramento dos projetos, eles deram uma verdadeira aula sobre brasilidade.


Professores Pedro e Karla na apresentação das Sequências Didáticas

Por meio de leituras, aulas expositivas, pesquisas, trabalhos individuais e em grupo, os estudantes redescobriram a cultura do nosso país, identificando aspectos que a caracterizam como essencialmente brasileira e de que forma as manifestações artístico-literárias da Semana de Arte Moderna contribuíram para o fortalecimento da identidade nacional. Orientadas pelos professores dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Produção Textual, Língua Inglesa, Artes e Educação Física, as turmas fizeram a leitura de obras literárias e usaram a criatividade para conduzirem produções artísticas relacionadas aos temas.


Estudantes subiram ao palco para o Jogral Poético 

O gênero textual trabalho foi a Poesia. Para os 8ºs anos, o ponto de partida foi o livro Traço de poeta, de Cecília Meireles.  Após a leitura, os jovens escolheram um poema e o transcreveram para um cartaz, que simbolizava uma peça de vestuário, compondo o Varal Poético. Já nos 9ºs anos, a leitura da obra A cor da ternura, de Geni Guimarães, resultou em reflexões pessoais que foram traduzidas em aquarelas.    


Os estudantes preparam e conduziram as apresentações

Finalizando o trimestre, os estudantes de ambas as séries brilharam nas apresentações do Jogral Poético, no Salão de Atos. Na ocasião, poesias, músicas e histórias brasileiras foram representadas pelas turmas, em apresentações permeadas por muita atitude, ritmo e musicalidade.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.