Nossa História

O Colégio Marista João Paulo II foi fundado em 8 de abril de 1996 pelo então presidente da Mantenedora União Sul Brasileira de Educação e Ensino - USBEE, Ir. Antonio José da Silva. Nossa área de atuação na Província Marista de Porto Alegre/RS, hoje denominada Rede Marista RS | DF | Amazônia.

Em 1996, os Irmãos Maristas Arlindo Corrent e Silvino Susin foram transferidos para Brasília com a missão de administrarem o Colégio recém-fundado. O Ir. Arlindo Corrent foi o primeiro diretor do estabelecimento.

O prédio onde o João Paulo II funciona hoje ficou cedido durante 16 anos para a Universidade Católica de Brasília. Após esse período, o local foi reformado para abrigar os estudantes maristas.

Início das atividades

As atividades educacionais iniciaram-se no dia 17 de fevereiro de 1997, com 139 alunos matriculados. A Portaria n° 20, de 17/02/1998, autorizou-nos a oferta da Educação Infantil (Jardim I, II e III) e do Ensino Fundamental. Logo, nesse período, oferecíamos apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries). As demais turmas, até o 3° ano do Ensino Médio, foram incluídas ao longo dos anos. A inclusão do Ensino Médio foi autorizada pela Portaria n° 104, de 26/03/2001. Além disso,aprovou também a mudança de nome do Colégio, de Centro de Ensino Marista de 1º Grau para Colégio Marista João Paulo II.

Em 1997, o Colégio adquiriu um espaço de 150 mil m² em Planaltina/DF. A Chácara Pequi é um espaço esportivo com duas piscinas, três campos de futebol, uma quadra de tênis, uma pista de atletismo de 450 metros e três quadras poliesportivas.

Em 1999 foi criado o Turno Integral Marista. Este é um projeto paralelo às atividades escolares e que abriga atividades culturais, artísticas, esportivas e de apoio escolar.

O complexo esportivo composto por ginásio, garagem coberta, piscina, Salão de Atos e quadras esportivas foi construído em 2001, quando o Colégio já contava com 826 alunos, e inaugurado em maio de 2002.

Em 2003, foi realizada a revitalização da cantina e, em 2004, foram instalados umidificadores em todas as salas de aulas e corredores.

Novo modelo de gestão

Em 2009, o Colégio passou por uma reestruturação no modelo de gestão, passando a contar com duas vice-direções, uma Administrativa e outra Educacional, além da Direção Geral.

Ainda em 2009 foram realizadas as reformas do telhado do Ginásio de Esportes e inaugurado o Parque Infantil Champito, revitalizado de acordo com as Normas Brasileiras de Segurança.

O Sistema de monitoramento e segurança (CFTV/DVR) de alta definição e funcionalidade foi instalado em 2009, com câmeras nos corredores, escadarias, portarias, garagem, cantina e no espaço do Turno Integral.

Temos como Patrono do Colégio: São João Paulo II.