Teatro e Literatura: crianças entram em um mundo de imaginação

A última semana de setembro foi de imersão no mundo do teatro e da literatura para os estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. As crianças do Nível 1 ao 3, nos dias 26 e 27/9, puderam apreciar o espetáculo teatral Café Frágil, que retrata a criatividade das crianças brincando em uma ocasião deliciosa: o café da manhã; enquanto, as turmas de 1º e 5º ano EF assumiram o papel de entrevistadores e tiraram suas dúvidas sobre o universo literário em um bate-papo com o escritor Gilles Eduar.


Em cena, na brincadeira infantil, os talheres giravam em um carrossel

No espetáculo de teatro hispano-brasileiro, em cena, a representação de uma criança e as diferentes funções que ela pode dar a um objeto durante uma brincadeira. Nos primeiros cafés da manhã da infância, em um mundo “polissêmico, de livre associação, criativo, propositivo e, portanto, poético” - como define o diretor do espetáculo Carlos Laredo - uma tigela se transforma em um barco flutuante e a colher, na vela que balança junto com o mar. A obra é uma composição de dramaturgo Carlos Laredo e o artista italiano Antônio Catalano, com a atuação de Clarice Cardell.


Cheias de curiosidade, as crianças fizeram várias perguntas ao autor

Já na presença do escritor Gilles Eduar, os estudantes puderam perguntar ao autor sobre o processo de produção de uma obra; quantas delas já foram publicadas; se, já na infância, ele escrevia livros – a resposta foi positiva. Quando a estudante Ana Carolina Rodrigues, do 5º ano EF, perguntou ao autor como ele se sentia sabendo que muitas crianças leem e gostam de seus livros, o autor respondeu: “Consigo perceber isso aqui, quando encontro as crianças que me leem. E é maravilhoso!”. Os livros Brasil de Fio a Pavio e Espetáculo de Números foram adotados para as turmas de 1º e 5º ano EF. Eles também estão disponíveis na Biblioteca do Colégio!

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.