Modalidades do Maristão

JUDÔ

O judô é uma arte marcial esportiva criada no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano, com o objetivo de instituir uma técnica de defesa pessoal, que desenvolvesse o físico, o espírito e a mente, sem a agressividade do jiu-jitsu. Chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa no país. O Judô foi a primeira arte marcial a ser incluída nos Jogos Olímpicos, em 1964.

O judô é uma das modalidades mais antigas e tradicionais do Maristão, contemplando judocas desde os sete anos. As disputas são divididas por naipe (Feminino ou Masculino), idade, peso e faixa a qual o estudante se encontra.

________________________________________

NATAÇÃO 

O registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7000 anos atrás. Na Grécia Antiga, já era bastante praticada por ser considerada muito benéfica ao corpo humano. É um dos esportes mais tradicionais das Olimpíadas, disputado em todas as edições desde o século XIX.

Nas primeiras edições do Maristão, a Natação era disputada apenas em provas de 50 metros quatro estilos (Costas, Peito, Borboleta e Livre). Com o aumento de inscritos e do interesse por parte dos Colégios, foram acrescidas as provas de 100 metros e de revezamento.

________________________________________

TÊNIS   

Historiadores acreditam que o jogo de tênis tem origem na França do século XII. Mas o modelo atual surgiu no século XIX, na Inglaterra. O campeonato mais antigo da modalidade no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela primeira vez em Londres em 1877. O tênis fez parte do programa dos Jogos Olímpicos na edição inaugural, Atenas (1896), sendo removido em 1924 e retornando como esporte olímpico nos Jogos de Seul (1988).

O tênis ocorre durante etapa Mirim e Infantil Maristão. Ela acontece nas quadras do Complexo Esportivo da PUCRS, em quadras rápidas, divididos por categorias, em disputas de simples. A competição ocorre em melhor de três sets e os atletas são divididos em federados e não federados.

________________________________________

VÔLEI   

O vôlei foi criado em 1895, nos EUA, a partir da ideia de um professor de Educação Física, chamado William George Morgan, por acreditar que faltava um esporte de equipe competitivo realizado em ambiente fechado, possível de ser praticado no inverno, sem que para isso tivesse de existir contato físico. No ano de 1964, o Vôlei passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade. Atualmente, é o segundo esporte mais reconhecido no mundo, ficando atrás do futebol.

No Maristão, as equipes são compostas por 12 atletas, sendo que seis jogadores, incluindo o líbero, se o tiver, iniciam a partida.

________________________________________

FUTEBOL DE CAMPO   

A atividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a.C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. Nos finais da Idade Média e séculos posteriores, desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas, distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Na segunda metade do século XVII, ocorreram as primeiras grandes unificações do futebol como conhecemos hoje. Apesar de ter sido segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do Polo Aquático, em 1908, a Copa do Mundo é o maior evento esportivo mundial que envolve apenas esta modalidade.

________________________________________

FUTSAL

O Futebol de Salão teria sido inventado por volta de 1934, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM (Associação Cristã de Moços), de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de Indoor Football.

Em 1935, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, introduziram no Brasil o Indoor Football, que passou a ser chamado Futebol de Salão. O Futsal é o Futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 12 jogadores, sendo que cinco iniciam o jogo. As equipes, tal como no Futebol, têm como objetivo colocar a bola no gol adversário, a partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 30 minutos, divididos em dois tempos. O Futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil.

________________________________________

BASQUETE

Em dezembro de 1891, o professor de Educação Física canadense James Naismit, do Springfield College, Estados Unidos, recebeu a incumbência de criar um esporte que pudesse ser praticado em um local fechado, durante o inverno rigoroso, que impedia a prática do Baseball e do Futebol Americano. Logo, escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje. Estes cestos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com tabela.  É disputado por duas equipes de dez jogadores (cinco em quadra e cinco suplentes). O Basquete faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde Berlim, em 1936. O torneio feminino estreou em Montreal, no ano de 1976.

No Maristão, o jogo é disputado em quatro tempos de oito minutos (Juvenil) e quatro tempos de cinco minutos (Infantil e Mirim).

________________________________________

HANDEBOL       

Homero, na Odisseia, foi quem primeiro citou o handebol como o jogo de Urânia praticado na antiga Grécia, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos. Porém, no ano de 1919, o professor alemão Karl Schelenz criou o handebol. As partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com de Futebol. Como sua origem foi na Europa, devido ao inverno rigoroso, o esporte foi adaptado para quadras cobertas. O objetivo do jogo é fazer mais gols do que a equipe adversária. O desporto voltou a ser olímpico nos Jogos de 1972.

No Maristão, as equipes são compostas por 14 atletas, sendo que sete jogadores iniciam a partida.

________________________________________

ATLETISMO      

O atletismo é a forma de competição organizada mais antiga registrada, iniciada pelos gregos cerca de 700 a.C. O imperador romano Teodósio suspendeu os jogos em 394 d.C. O atletismo voltou a ser reconhecido com força em reuniões atléticas universitárias em Londres no século XIX, voltando a integrar as Olimpíadas. Ele consiste, geralmente, na combinação de três modalidades: corridas de curta e longa distância, lançamentos de peso e saltos.

Este ano, no Maristão, será retomada essa categoria esportiva. As equipes de atletismo participarão das três modalidades que incluirão revezamentos.