Ensinar e aprender de diferentes jeitos: assim é a Educação Integral Marista. Educação que respeita e transforma o estudante e todos a sua volta, que incentiva a troca de experiências e ideias dentro e fora do colégio. E é este aprender de todos os jeitos que muda a nossa vida, o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso futuro e o nosso mundo.

DIFERENCIAIS DOS COLÉGIOS MARISTAS

Atuação da Rede Marista

O Instituto Marista nasceu na França, há quase 200 anos, e conta com mais de um século de presença dos Irmãos Maristas no Brasil. Atualmente, está presente em 18 cidades do Rio Grande do Sul e em Brasília, contando com mais de 50 mil estudantes, 60 mil atendidos e 10 mil colaboradores. Pessoas que contribuem, diariamente, para a construção de um mundo justo e fraterno baseado em valores.

A Rede Marista congrega 18 colégios, 36 unidades sociais, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Hospital São Lucas. Além disso, oferece apoio para a realização de projetos de educação no Distrito Marista da Amazônia.

A atuação social da Rede busca o cuidado e a valorização da vida de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Por meio da educação e da assistência social, mais de 5 mil pessoas são atendidas diariamente em nossos centros e escolas sociais.

Formação humano-cristã

Momentos de formação levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Há também a Pastoral Juvenil Marista (PJM), grupo de jovens que promove a evangelização e formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e espiritualidade marista.

Preparação para o Enem e Vestibulares

Conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar, contando com material didático diferenciado e ações preparatórias, como simulados, palestras e orientação vocacional. Os Colégios também contam com o Sistema Marista de Avaliação (Sima), primeira avaliação em larga escala realizada em escolas particulares do Brasil, que verifica o processo educacional como um todo, com testes e questionários que detalham o perfil do estudante e dos educadores maristas.

Intercâmbio Marista

Conhecer outros países e culturas é uma das principais formas de ampliar conhecimentos e horizontes. Para viver isso na prática, a Rede Marista desenvolve o projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes, oferecendo oportunidades na Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia aos estudantes do Ensino Médio.

Robótica Educacional

Iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, estudantes e educadores constroem maquetes e robôs em grupo, para solucionar situações-problema, desenvolvimento do raciocínio lógico e a criatividade. Todos os anos, o Festival Marista de Robótica reúne os Colégios e as Unidades Sociais em uma competição que alia estratégias e conhecimentos.

Parceria com a PUCRS

Iniciativas com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como formação de educadores, desenvolvimento de atividades em laboratórios, Centros de Eventos, Museu de Ciências e Tecnologias, Parque Esportivo, além de interação com os cursos de graduação e atividades de iniciação científica.

Incentivo ao Esporte

Tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, a prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, o espírito de equipe, a liderança, a convivência e a amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão. Anualmente, o evento reúne cerca de 2 mil atletas dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas.

APLICATIVO

Sempre preocupado em inovar nos processos pedagógicos, o Colégio Marista Graças criou o aplicativo Marista Virtual. A ferramenta tem o objetivo de aproximar os pais da rotina dos filhos no colégio, utilizando recursos que facilitam o acompanhamento do cotidiano escolar. Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo apresenta diversas funcionalidades: