O Colégio Marista São Pedro incentiva a troca de opiniões de forma que haja mudanças significativas nas pessoas. Nós acreditamos em uma educação na qual o estudante aprende e troca experiências na sala de aula e além dela, com professores, colegas, pais, amigos. Só com essa troca é possível transformar o estudante em alguém capaz de transformar a si mesmo, o outro, o mundo e o futuro.

DIFERENCIAIS DOS COLÉGIOS MARISTAS

Atuação da Rede Marista

O Instituto Marista nasceu na França, há quase 200 anos, e conta com mais de um século de presença dos Irmãos Maristas no Brasil. Atualmente, está presente em 18 cidades do Rio Grande do Sul e em Brasília, contando com mais de 50 mil estudantes, 60 mil atendidos e 10 mil colaboradores. Pessoas que contribuem, diariamente, para a construção de um mundo justo e fraterno baseado em valores.

A Rede Marista congrega 18 colégios, 36 unidades sociais, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Hospital São Lucas. Além disso, oferece apoio para a realização de projetos de educação no Distrito Marista da Amazônia.

A atuação social da Rede busca o cuidado e a valorização da vida de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Por meio da educação e da assistência social, mais de 5 mil pessoas são atendidas diariamente em nossos centros e escolas sociais.

Formação humano-cristã

Nos colégios da Rede pratica-se um jeito de educar e aprender que se desenvolve na combinação de diálogo e confiança, segurança e afeto, conhecimento e valores. Neste contexto, o estudante é incentivado a ser protagonista e tem a oportunidade de exercer este papel não só nas atividades pertencentes ao currículo escolar, mas em iniciativas diferenciadas, como: projetos de liderança, iniciação científica, entre outros.

Preparação para o Enem e Vestibulares

Conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar, contando com material didático diferenciado e ações preparatórias, como simulados, palestras e orientação vocacional. Os colégios também contam com o Sistema Marista de Avaliação (Sima), primeira avaliação em larga escala realizada em escolas particulares do Brasil, que verifica o processo educacional como um todo, com testes e questionários que detalham o perfil do estudante e dos educadores maristas.

Intercâmbio Marista

Conhecer outros países e culturas é uma das principais formas de ampliar conhecimentos e horizontes. Para viver isso na prática, a Rede Marista desenvolve o projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes, oferecendo oportunidades na Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia aos estudantes do Ensino Médio.

Robótica Educacional

Projeto desenvolvido nos colégios para incentivar a busca de soluções para situações-problema. Estudantes e educadores montam maquetes/robôs em grupo, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade. Anualmente, o Desafio de Robôs reúne todas as unidades em um torneio que alia estratégia e tecnologia.

Parceria com a PUCRS

Iniciativas com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como formação de educadores, desenvolvimento de atividades em laboratórios, Centros de Eventos, Museu de Ciências e Tecnologias, Parque Esportivo, além de interação com os cursos de graduação e atividades de iniciação científica.

Incentivo ao Esporte

O incentivo ao esporte, à integração e à competição saudável faz parte do cotidiano dos estudantes que participam de uma série de campeonatos ao longo do ano letivo. Desses, destaca-se o Maristão, que integra estudantes de todos os colégios da Rede em uma disputa em diversas categorias esportivas.