3º ano no projeto Simetria do Nome

No dia 13 de maio, sexta-feira, os alunos do 3º ano do colégio, turma 131, realizaram o projeto Simetria do Nome, numa forma mais lúdica de estudar a matemática.

Dentre as atividades do projeto, foi proposto aos alunos o estudo de artistas que usam padrões geométricos de simetria em suas obras. Com o objetivo de compreender o que significa simetria, analisando e identificando o seu eixo em desenhos, letras e números, a turma realizou na tarde de sexta-feira a criação da obra de arte “Simetria do Nome”.

Segundo a professora da turma, Andressa Confortin: “É fundamental ultrapassarmos a rigidez dos cálculos e técnicas operatórias e transformar a matemática em um espaço de troca de ideias, pensamentos, construção e criação, algo envolvente”.

Ao analisarem as obras e usando a imaginação às crianças viam, muito mais que formas geométricas, os mais diferentes bichos, objetos e brinquedos. O objetivo do projeto é fazer com que os estudantes percebam a Matemática não apenas como uma disciplina que meramente estuda números. Ela também pode ser arte, criação e brincadeira.

Clique aqui para ver imagens das atividades.