Conhecendo o espaço onde vivemos

"Conhecendo o espaço onde vivemos" – este é o projeto que a disciplina de Geografia está trabalhando, durante o mês de agosto, com a 6ª série da escola. E para enriquecer os conhecimentos sobre o tema, nada melhor que um passeio pela cidade.

Acompanhados pelas professoras Sônia Fitarelli, Márcia Knapik e pela coordenadora pedagógica Profª Margaret Allegretti Paludo, os alunos da 6ª série conheceram um pouco mais sobre o município de Erechim. O toque especial ficou por conta do Professor e Historiador Enori Chiaparini que, com muita simpatia e propriedade falou aos estudantes, desde aspectos históricos do início da colonização de Erechim e região, até características sociais e econômicas do município, sem esquecer de citar pontos como a riqueza arquitetônica e de como a cidade foi planejada, com suas avenidas e praças.

Alunos fotografaram o Vale do Dourado

O passeio partiu da Praça da Bandeira, passando pelo “Erechim Antigo” ao longo da RFFSA (antiga estação ferroviária), circulando pelos bairros do centro e das periferias, bem como pelo Distrito Industrial.

Para compreender a dinâmica do espaço urbano, os estudantes foram motivados a observar os seguintes aspectos durante o passeio: as construções (comerciais ou habitacionais) e suas diferenças; as atividades desenvolvidas (comércio, indústria e serviços); a presença da infra-estrutura básica que possibilite a existência das atividades desenvolvidas; as áreas já transformadas ou em plena modificação, identificando a dinâmica do espaço urbano; elementos que indiquem a função da cidade, de acordo com a atividade predominante e as características habitacionais e desigualdades sócias, entre outros.

O Aluno João Vicente Bernardi, destacou após o passeio os contrastes que a cidade apresenta: “Eu conhecia bem o centro, mas fiquei admirado com o tamanho do Bairro Progresso e de como as pessoas vivem e trabalham por lá”. O estudante Cristian Andreolla citou que foi interessante a história da colonização da cidade, como ela se expandiu nos bairros e como é nítida a desigualdade social.

Prefeitura Municipal recebeu a visita dos estudantes Maristas

Com projetos como o “Conhecendo o espaço onde vivemos”, a Escola Marista Medianeira acredita contribuir para que os alunos conheçam as diferentes realidades que estão a sua volta, a forma como a cidade se organizou com o passar dos anos, bem como os novos bairros que surgiram após a expansão do Distrito Industrial.