200 ações pelos 200 anos

O dia 2 de janeiro de 2017 marca a comemoração do bicentenário da atuação marista no mundo. Para celebrar a data, a Rede Marista, responsável pela atuação no Rio Grande do Sul, Brasília e Região Amazônica, lança o projeto Maristas em Rede. O objetivo é promover iniciativas de impacto social para além dos muros da instituiçãopara reforçar a atuação que ocorre diariamente, em diversas frentes.

Com uma proposta colaborativa, a iniciativa quer engajar profissionais, estudantes, famílias, parceiros e sociedade na realização de pelo menos 200 ações para celebrar os 200 anos. Uma plataforma virtual (www.maristas.org.br/emrede) reúne as iniciativas, bem como estimula a proposição de ideias e o cadastro de voluntários e parceiros. As ações são realizadas em articulação com todos os empreendimentos da Rede Marista: Colégios e Unidades Sociais, PUCRS, Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro, além de comunidades religiosas, em 26 cidades.

Dividido em eixos, o Maristas em Rede contempla projetos no âmbito da educação, cidadania, direitos humanos, arte e cultura, esporte, espiritualidade, sustentabilidade e inovação.

De acordo com o presidente da Rede Marista, Irmão Inacio Etges, completar 200 anos é um motivo de orgulho e gratidão mas, também, desafia a instituição a pensar no futuro: “o propósito que nos move, transformar o mundo e a vida de milhares de pessoas pela educação, nos impulsiona a celebrar nosso bicentenário deixando um legado concreto para o presente e futuro da sociedade”.

Primeiras ações em rede

As primeiras ações previstas para 2017 querem integrar colaboradores em torno da data que marca o bicentenário. Em 2 de janeiro, os mais de 11 mil profissionais que atuam na Rede Marista, no Rio Grande do Sul, em Brasília e na Região Amazônica, foram convidados a plantar seus cartões de Natal, que foram confeccionados em papel semente de cravo francês. O propósito é agradecer as tantas localidades que acolhem a presença marista.

O Marista Medianeira também convida a toda a comunidade educativa e erechinense para participar de uma Missa na Catedral São José, no dia 2/1, às 18h15, ocasião em que o Bicentenário Marista será mencionado e celebrado pelos presentes. Um outdoor em comemoração aos 200 anos também poderá ser contemplado a partir do dia 2/1 no Colégio.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.