Educadora do Marista Medianeira é contemplada com formação na Itália

De 7 a 12 de maio de 2017, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Medianeira, Rosani Demarco, irá participar do Grupo de Estudos da América Latina para Reggio Emilia, na 11ª Formação Internacional com educadores, pedagogistas e atelieristas, no Centro Internacional Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia, cidade localizada ao norte da Itália. Esta formação, oportunizada pela Rede Marista nos últimos anos, devido a implementação das Diretrizes da Educação Infantil (que segue os princípios das Escolas de Reggio Emília), consiste em uma semana de estudos, troca de experiências pedagógicas e visita às creches e escolas para a infância.

Além da coordenadora do Marista Medianeira, também participarão da viagem o Gerente Educacional da Rede Marista, Luciano Centenaro, e mais duas coordenadoras de Colégios da Rede Marista, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre a abordagem utilizada nas escolas Reggianas, consideradas no mundo sinônimo de excelência em Educação Infantil.

Para a coordenadora, trazer as práticas que serão estudadas na formação para a realidade do Colégio é um de seus objetivos

“O trabalho desenvolvido nestas escolas está pautado na concepção pedagógica de que a criança é portadora de história, múltiplas relações, construtora de culturas infantis, um sujeito de direitos. A escola surgiu após a Segunda Guerra Mundial, através de um movimento comunitário incluindo pais e educadores, tendo como protagonista o educador Loris Malaguzzi. Participar desta formação, significa acreditar que a educação é um processo contínuo e que necessita de aperfeiçoamento e reflexões frente às transformações culturais do mundo em que vivemos. Por esse motivo, buscamos novas experiências e conhecimentos, para assim podermos nos inspirar em práticas educacionais bem-sucedidas e, com isso, qualificar as nossas”, explica Rosani.