Estudantes do Marista Medianeira embarcam para intercâmbio de inverno

O recesso escolar de inverno será de imersão cultural para 167 estudantes dos Colégios da Rede Marista que participarão do Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes. Esta será maior delegação de intercambistas da Educação Básica gaúcha. Os estudantes se dividirão em viagens multiculturais para a Europa e América do Norte.

O primeiro grupo embarca no dia 5/7 rumo à Inglaterra. Durante três semanas, os estudantes serão acolhidos na University of Reading, situada em Reading, a aproximadamente 50 minutos de Londres. No dia 10/7, é a vez do embarque dos que vão para o Canadá, com a concentração planejada junto à Columbia International College of Canada, localizada em Hamilton, cidade vizinha à Toronto.

No Marista Medianeira, a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Livia Zardo, irá viajar rumo a Inglaterra, e os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, Bernardo Tonin e Yago Schuchmann, irão para o Canadá.

Para Livia, que inicia com os embarques, a expectativa é grande. “Espero fazer muitos amigos, experimentar novas coisas, conhecer outras culturas e costumes. Tenho certeza que, ao final do intercâmbio, irei trazer comigo uma enorme bagagem cultural e muitos aprendizados que levarei para a vida toda.”

Livia Zardo deu início aos embarques do intercâmbio deste ano, rumo à Inglaterra

Bernardo acredita que será uma experiência inesquecível. "Eu espero neste intercâmbio poder conhecer várias pessoas de todos os lugares do mundo, além de suas culturas e tradições. Também acredito que essa experiência será uma porta aberta para meu futuro, a qual buscarei aproveitar ao máximo."

Aprimorar a língua inglesa também faz parte dos objetivos de Yago. "Espero aprender muito, fazer várias amizades e conhecer pessoas novas que me ajudem a evoluir. Também agradeço a minha família por me proporcionar este intercâmbio e por sempre me apoiar".

Yago e Bernardo levarão consigo as bandeiras do Colégio e do país que irão conhecer

Além dos conhecimentos acadêmicos e da convivência com estudantes de outras escolas, o programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo, a liderança e a autonomia. Os participantes do programa recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque, até a volta ao Brasil.

Os intercambistas retornarão ao Brasil nos dias 27 de julho, partindo do Canadá, e no dia 3 de agosto, da Inglaterra. Clique aqui para ver as fotos.