Grupo de Voluntariado realiza projeto "LeiturAção"

Com o intuito de garantir a mais pessoas o acesso ao livro, através da mediação de leitura, o Grupo de Voluntariado Marista do Colégio iniciou, em 2018, o projeto LeiturAção. Os jovens voluntários, utilizando mochilas de leitura carregadas de livros de literatura, revistas e gibis, realizam contações de histórias e o empréstimo dos volumes, durante o período de sete dias, a estudantes do Colégio e suas famílias, e a crianças e adolescentes que participam de obras beneficentes em Erechim. As atividades do projeto iniciaram no mês de abril, na Associação Beneficente Recriando a Vida, e se estenderão durante o ano, também beneficiando os estudantes que utilizam a Biblioteca Municipal da cidade.

Para a estudante e voluntária do 2º ano do Ensino Médio, Sara Santos, o desejo de ajudar é sempre muito grande. "Minha maior realização é poder servir aos outros e oferecer amor ao próximo, nem que seja apenas fazendo uma criança sorrir". O coordenador do grupo, Alecson Marcon, completa: "Ser voluntário Marista e praticar a solidariedade é um ato de amor."

Grupo de Voluntariado junto às crianças e jovens da Associação Recriando a Vida

Sobre o Grupo de Voluntariado Marista do Colégio

Promover a vivência da solidariedade, através do voluntariado de jovens, contribuindo para a formação de bons cidadãos e para melhorar a comunidade em que vivem é o principal objetivo do Grupo de Voluntariado do Colégio Marista Medianeira, coordenado pelo educador Alecson Marcon, que iniciou suas atividades em 2016.

Grupo que faz parte do Voluntariado do Marista Medianeira em 2018

Conforme o Programa de Voluntariado da Rede Marista, o voluntariado hoje é um meio que permite a muitos adolescentes, jovens e adultos irem ao encontro de diferentes realidades na sociedade em que vivem, questionando sua forma de pensar, agir, as relações que se estabelecem entre os diferentes atores sociais, e sensibilizando-se diante de tais realidades. Este contato reflexivo transforma-se em atitudes de acolhida, questionamento e busca de soluções para os desafios encontrados.

Os estudantes do Colégio e as crianças e jovens atendidos estabelecem uma relação de confiança e amizade ao longo do projeto

O projeto busca contribuir na formação integral dos jovens e fazer a diferença na busca pela concretização do ideal de um mundo mais justo e fraterno. O planejamento das ações é realizado semanalmente (todas às sextas-feiras) e as atividades acontecem quinzenalmente, este ano, com as crianças e jovens atendidos pela Associação Beneficente Recriando a Vida, e com os estudantes que frequentam a Biblioteca Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.