Grupo de Voluntariado do Colégio Marista Medianeira

Promover a vivência da solidariedade, através do voluntariado de jovens, contribuindo para a formação de bons cidadãos e para melhorar a comunidade em que vivem é o principal objetivo do Grupo de Voluntariado do Colégio Marista Medianeira, coordenado pela educadora Maria Inete Rocha Maia, que iniciou suas atividades em 2016.

Conforme o Programa de Voluntariado da Rede Marista, o voluntariado hoje é um meio que permite a muitos adolescentes, jovens e adultos irem ao encontro de diferentes realidades na sociedade em que vivem, questionando sua forma de pensar, agir, as relações que se estabelecem entre os diferentes atores sociais, e sensibilizando-se diante de tais realidades. Este contato reflexivo transforma-se em atitudes de acolhida, questionamento e busca de soluções para os desafios encontrados.

Debates e bate-papos são realizados com os jovens

O projeto busca contribuir na formação integral dos jovens e fazer a diferença na busca pela concretização do ideal de um mundo mais justo e fraterno.  O planejamento das ações é realizado semanalmente (todas às sextas-feiras) e as atividades acontecem quinzenalmente, na Associação Assistencial Madre Alix e na Associação Beneficente Recriando a Vida, de Erechim. Os estudantes visitam esses locais e realizam diversas atividades e dinâmicas, abordando temáticas com as crianças e jovens ali atendidos. Contação de histórias, conversas, brincadeiras e relfexões fazem parte dos encontros.

As campanhas de ação solidária que são realizadas no colégio, têm o intuito de arrecadar doações para ajudar as famílias atendidas por essas associações. Estas atividades acontecem em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APAMEM), com o Grêmio Estudantil (GECOM) e com a Pastoral Juvenil Marista (PJM).

Cerca de 22 estudantes já participam do Grupo e para participar, o estudante precisa estar entre o 9º Ano do Ensino Fundamental e o 3º Ano do Ensino Médio, e deverá procurar à Coordenação de Pastoral para realizar sua inscição.

As atividades com as crianças resgatam o brincar e a ludicidade

Participe e colabore para mudar o mundo!!!

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.