Marista Medianeira investe na formação de educadores

Em sua Proposta Pedagógica, a Rede Marista contempla a perspectiva integral de desenvolvimento dos educandos, tendo como princípio norteador a educação como direito fundamental. Dessa forma, o Colégio Marista Medianeira realizou, durante o primeiro semestre de 2017, encontros de formação com os educadores com o objetivo de promover momentos de estudo, aprofundamento teórico e reflexão sobre a proposta pedagógica desenvolvida pela Rede Marista, para aprimorar o ensino oferecido.

Jornada Pedagógica do 1º semestre do ano reuniu todos os educadores

Através do Plano de Formação Docente estruturado pela escola para os próximos anos, a ação formativa é planejada desde as situações cotidianas, aos projetos previamente elaborados, bem como, a reflexão aprofundada sobre os elementos teóricos que orientam as ações desenvolvidas. Estes elementos contribuem para a valorização da ação docente como produtora de conhecimento e, de acordo com o Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio, Giovan Longo, “esses momentos são fundamentais para que haja uma permanente reflexão a respeito da prática pedagógica e das concepções educativas de cada professor, pois permitem que o docente possa pensar sobre sua própria prática, estar em contato com inovações na área educacional e viver em constante aprendizagem.”

O palestrante da Editora FTD, Douglas Dantas, participou da Jornada

As formações realizadas com os educadores em 2017 iniciaram no mês de fevereiro com a Jornada Pedagógica, que trabalhou a temática “Vivências e perspectivas de Reestruturação Curricular: a necessidade da diferenciação pedagógica”. Os principais objetivos da Jornada foram refletir e discutir sobre as Matrizes Curriculares da Rede Marista, e realizar o planejamento docente, individual e coletivo, por área do conhecimento.

Com as professoras da Educação Infantil, foram realizadas videoconferências formativas e reuniões presenciais com a Assessora da Gerência Educacional da Rede Marista, Loide Trois, abordando a análise da ação docente e o planejamento das atividades de cada nível.

Formação com a Assessora Loide Trois

Os professores também puderam trabalhar através da assessoria do professor e escritor Fabiano Grazioli, que conduziu no mês de junho uma formação através de palestras e oficinas, com o tema “Construção de Práticas de Leitura”. Além disso, puderam aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento emocional dos estudantes e sua interferência na aprendizagem, sob a orientação do psicólogo, Ir. Ludovino Marin. Nesse período, os professores igualmente dedicaram-se ao planejamento das sequencias didáticas.

Formação com Fabiano Grazioli contemplou a temática da leitura

Também houve um momento de formação com o professor Adriano Canabarro Teixiera, da Universidade de Passo Fundo, quem contemplou os professores de todos níveis de ensino, em que trabalharam sobre os impactos da tecnologia na educação e no dia a dia do estudante, sendo também realizada uma formação com os pais sobre o assunto. Dentro da perspectiva do estudo das Tecnologias Educacionais, os professores também analisaram as ferramentas digitais disponíveis para a potencialização do trabalho docente. O Plano de Formação ainda contemplou a análise do módulo Enem, conduzida pelo Assessor Pedagógico da Editora FTD, Paulo Lima.

Adriano Teixeira falou sobre o uso das tecnologias dentro da educação

Os momentos formativos se estenderam às famílias, que tiveram a oportunidade de participar do ciclo de palestras “Amor e Unidade na Família”, com o palestrante Keivan Saberin, do Instituto Anima Mundi; e também de vivências da proposta pedagógica da Educação Infantil e de debates sobre assuntos atuais e que dizem respeito aos jovens. “Os momentos de formação para as famílias são muito importantes para nós, pais, estarmos atualizados sobre a realidade em que nossos filhos estão inseridos. A formação para professores também é fundamental, pois é dessa forma que eles conseguem levar as novidades para a sala de aula e envolver os estudantes nas atividades diárias”, afirma Elenice Gottardo, mãe da estudante Bruna Gottardo, do 7º ano EF.

Ciclo de Palestras para as famílias aconteceu em quatro encontros

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.