Projeto Eu, Minha Família e a Comunidade

Durante os meses de março e abril, a 2ª série da escola (turmas 21 e 22) realizou o projeto: Eu, minha família e a comunidade. Com o intuito de conhecer o lugar onde se mora e onde convive diariamente, o projeto visou estabelecer laços de identidade histórica, estudar os diferentes modos de vida e os diferentes contextos e grupos sociais.

Primeiramente os alunos maristas realizaram a pesquisa da constituição familiar, da origem e significado do nome e das etnias que compõem a árvore genealógica de cada um. Após entender a história familiar e pessoal, as crianças procuraram conhecer melhor o ambiente onde estão inseridas: a comunidade escolar.

Nas ruas foi possível aprender mais sobre a comunidade

Na atividade "Repórter por um dia", os alunos da 2ª série interagiram com os diferentes setores que compõem a Instituição Escolar, através de várias entrevistas realizadas com professores e funcionários, buscando mais informações sobre a escola e sua história.

Através de pesquisas e leitura de textos, os alunos puderam compreender e relacionar as informações para construir a maquete de sua rua. Na sequência, cada estudante criou sua cidade virtual utilizando os computadores e recursos do Laboratório de Tecnologias da escola. Ainda no Laboratório de Tecnologias, os alunos desenharam sua árvore genealógica, realizando a culminância do estudo sobre as famílias.

Cidades virtuais foram contruídas no Laboratório

O projeto possibilitou conhecer os lugares onde se vive, além de estabelecer laços de identidade histórica com outros tempos e outros modos de vida. O sucesso do projeto deve-se ao empenho dos alunos e famílias no desenvolvimento das tarefas tão significativas no processo de ensino-aprendizagem.