Colégio aborda “Cidadania” com os estudantes na Semana da Pátria

Com o objetivo de refletir a respeito da construção do que é público, considerando a relação existente entre as necessidades individuais e as demandas coletivas do ser cidadão, os estudantes do Marista Medianeira foram motivados a pensar sobre a nação e as atitudes que a constituem durante a Semana da Pátria.

“A semana da Pátria nos motiva a pensar. Neste sentido, mais do que simplesmente celebrar uma data que tem importância histórica significativa, é a promoção de espaços que ressignifiquem a atuação dos sujeitos em prol do bem comum e da continuidade do que é de todos: a nação”, contextualizou a Diretora do Colégio, Cheila Milczarek.

Momento de votação da Assembleia do turno da manhã

Diante disso, o Colégio propôs que a Semana da Pátria evidenciasse as diferentes atividades que provocam o pensamento acerca de microespaços, nos quais os estudantes convivem e constroem sua experiência de cidadãos. Também se deseja que, o movimento de reflexão mobilize a proposição de ações concretas, garantindo o comprometimento de todos e a efetivação do conceito de cidadania.

Do dia 1º ao dia 6 de setembro, foram realizadas reflexões com as turmas acerca das temáticas Cidadania na Sala de Aula, Cidadania na Escola e Cidadania na nossa Cidade. No dia 6, foram realizadas duas grandes assembleias com o turno da manhã e da tarde, em que os estudantes expuseram suas propostas de melhorias ao grande grupo, e foram elencados os compromissos do Colégio a partir das três temáticas discutidas. A proposta é que essas ideias sejam levadas à Câmara de Vereadores de Erechim, para que possam ser discutidas. “Entendemos que o olhar de nossos estudantes para os microespaços, garantem maior sentido ao pensar nosso país, afinal estes são constitutivos do maior”, finalizou a Diretora. 

Veja todas as fotos:

Estudo das temáticas por turma

Assembleias

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.