Jornada Pedagógica 2018: uma educação para a formação humana

As interfaces do cuidado: reflexões acerca de uma educação para a formação humana foi a temática central da 1ª Jornada Pedagógica de 2018 do Marista Medianeira, momento de formação que envolveu todos os educadores, de 7 a 9 de fevereiro.

A Jornada objetivou incentivar a reflexão dos educadores acerca das múltiplas formas de exercício do cuidado na sociedade tecnológica atual, a fim de promover uma educação que, acima de tudo, preserve e incentive o desenvolvimento humano integral.

No primeiro momento de formação, todos os educadores foram convidados a pensarem sobre a mensagem do XXII Capítulo Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, que traz como título "Caminhemos como família global!", e receberam as animadoras da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio, que falaram sobre cada um dos desafios conferidos a todos que fazem parte da família marista. Também foram apresentados os educadores que compõe os setores do Colégio e suas funções, além de algumas novidades, como a reestruturação curricular do Ensino Médio, com ampliação da carga horária e oferta de mais espaço para pesquisa e produção de conhecimento.

Momento inicial da jornada reuniu todos os educadores do Colégio

Durante o primeiro dia, os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio foram contemplados com uma formação sobre Tecnologias Educacionais e novo ambiente virtual, realizada pela supervisora na área das tecnologias educacionais da Rede Marista, Débora Conforto, e pelo supervisor na área da tecnologia da informação, Lucas Ramos. Em sua fala, Débora ressaltou que "a tecnologia precisa estar a favor da educação, e não o contrário". E a novidade do Colégio para este ano é a disponibilização de IPads para os professores do 6º ano EF ao Ensino Médio, recurso pensando para auxiliar no desenvolvimento das aulas e potencializar a explicação dos conteúdos.

Professores puderam manusear os IPads durante a formação e cada um recebeu o seu aparelho

As monitoras de aprendizagem do Turno Integral participaram de uma formação sobre Projetos, com a Doutoranda em Educação, pela UPF/RS, na linha de Políticas Educacionais, Alexandra Ferronato Beatrici. Também no primeiro dia, os Auxiliares de Convivência e Monitoras de Aprendizagem do turno regular tiveram uma formação em Primeiros Socorros, com o Corpo de Bombeiros de Erechim.

Orientações importantes foram repassadas aos Auxiliares pelo representante do Corpo de Bombeiros, Cristiano Fava

No segundo dia de jornada, os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram de uma formação sobre Avaliação por competências e construção de indicadores, no Colégio Marista São Luís, em Santa Cruz do Sul/RS, com o palestrante da Editora FTD, Douglas Dantas, e com as supervisoras pedagógicas da Rede Marista, Shirley Cardoso e Joice Bruhn da Silva.

Durante os dois últimos dias, as professoras da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e os Auxiliares de Convivência vivenciaram um momento formativo com a temática Afetividade, Mediação de Conflitos e Escuta, organizado pelo Serviço de Orientação Educacional e Coordenação de Turno. "Acredito que falar sobre este tema contribuiu para tomarmos atitudes cada vez mais assertivas em relação aos estudantes, e melhor auxiliá-los na resolução de conflitos, para que se sintam seguros, acolhidos e compreendidos", destacou a Auxiliar de Convivência, Camila Jevinski.

Recordar memórias afetivas da trajetória escolar de cada um fez parte da formação sobre conflitos

No último dia de jornada, os educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio também realizaram uma formação sobre a plataforma Árvore de Livros, biblioteca digital personalizada onde podem ter acesso a obras diversas. Todos os professores finalizaram a jornada com o planejamento das aulas e da recepção dos estudantes no início do Ano Letivo.

Clique abaixo e veja os álbuns de fotos de cada dia:

Jornada Pedagógica - 7/2/18

Jornada Pedagógica - 8/2/18

Jornada Pedagógica - 9/2/18

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.