Turno Integral confecciona instrumentos percussivos

Dentro do projeto Riquezas da Nossa Terra, os estudantes do Turno Integral realizaram uma pesquisa sobre sementes que pertencem ou são cultivadas no nosso estado. A partir deste estudo, confeccionaram, na aula de Musicalização, instrumentos percussivos utilizando algumas sementes. 

Estudantes confeccionaram os instrumentos utilizando as sementes como matéria-prima 

"O ser humano sempre criou maneiras de produzir sons, ou utilizando o próprio corpo (batendo palmas ou os pés no chão em certa cadência, por exemplo) ou produzindo instrumentos rudimentares, feitos com ossos de animais, conchas, sementes e outros materiais. Neste trabalho, construímos os instrumentos utilizando sementes diversas da nossa terra dentro de garrafas, tubos de papelão e outros materiais, como sucata", explicou a instrutora de aprendizagem, Letícia Gevinski.

O pau de chuva também foi construído com o auxílio das crianças

O objetivo da atividade foi incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais, e reconhecer as diferentes sonoridades a partir das sementes e dos demais materiais utilizados. Durante as aulas, foram confeccionados chocalhos, ganzás, maracas e o pau de chuva, instrumento que "imita" o som da chuva, sendo feito com pregos, para que o efeito sonoro fosse o mais próximo possível da realidade. Os estudantes também compararam a sonoridade dos instrumentos construídos por eles e dos que são fabricados industrialmente. Clique aqui e veja as fotos das etapas do processo de construção dos instrumentos.

Momento de escutar o som do instrumento feito por eles

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.