Mostra Marista de Iniciação Científica inicia na PUCRS

Evento inédito promovido pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, a Mostra Marista de Iniciação Científica teve início nesta quarta-feira, 26/10, no prédio 40 da PUCRS. Cerca de 200 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, oriundos de 16 escolas, participam do encontro que fomenta a apresentação de trabalhos, troca de experiências e diferentes aprendizagens.

Estudantes foram acolhidos no Teatro do prédio 40 da PUCRS

A abertura oficial do encontro contou com a participação dos 54 grupos selecionados para o evento, que acompanharam a convocação das escolas envolvidas. A acolhida a cargo do gerente educacional dos Colégios da Rede Marista, Ir. Manuir Mentges, e da professora Carla Bonan, diretora de Pesquisa de Pós-Graduação da PUCRS, que deram as boas-vindas aos participantes e destacaram a importância da criação do evento para a exposição coletiva o dos trabalhos produzidos nas unidades.

Coube ao professor Cláudio Luis Frankenberg, coordenador acadêmico da Faculdade de Engenharia da PUCRS, a palestra inicial do evento. Ex-aluno do Marista Assunção, ele relatou as etapas de sua trajetória profissional, salientando o interesse contínuo pela iniciação científica ainda na infância. Ainda sugeriu aos estudantes a experimentação de projetos baseados em suas afinidades, a fim de potencializar as escolhas e, consequentemente, os estudos elaborados.

Estudantes trocaram experiências ao longo das apresentações

Em seguida, os estudantes foram divididos em nove salas para o início das apresentações. Foram expostos trabalhos de Matemática; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Sempre com a mediação dos educadores, os estudantes trouxeram temas como eletricidade, inclusão, gênero e sexualidade, alimentação saudável, sustentabilidade, saneamento básico, conectividade, juventudes e meio ambiente.

Estudantes dividiram-se por salas de diferentes Áreas do Conhecimento

A Mostra Marista de Iniciação Científica segue até amanhã à tarde, na PUCRS, com a apresentação dos demais trabalhos, visitas dos estudantes aos laboratórios da universidade e a cerimônia de encerramento.