Aprender por inteiro nos completa

Não basta sonhar com um futuro melhor, é preciso construí-lo. E para isso, além de educar bem, nós educamos para o bem. Esse é o nosso compromisso. É o que faz a diferença.

Diferenciais dos Colégios da Rede Marista

Aplicativos: sempre atentos à necessidade de inovar nos processos pedagógicos, os Colégios Maristas desenvolveram o aplicativo Marista Virtual. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os pais da rotina dos filhos, utilizando recursos que facilitam o acompanhamento do cotidiano escolar. Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo apresenta diversas funcionalidades: agenda, consulta financeira, boletim para todos os níveis, pareceres, avisos direcionados, informações institucionais, publicações/notícias e atualização de dados.

Formação humano-cristã: proporcionamos momentos de formação, que levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Contamos também com a Pastoral Juvenil Marista (PJM), composta por grupos de jovens que promovem a evangelização e a formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e da espiritualidade marista.

Intercâmbio Marista: conhecer outros países é uma das principais formas de ampliar horizontes. Por isso, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes. A iniciativa, realizada desde 2011, é voltada para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oportunizando viagens para Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia. Além do aprendizado de Língua Inglesa, ocorrem atividades culturais e esportivas.

Parceria com a PUCRS: Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizamos cursos de especialização para educadores e iniciativas dedicadas aos estudantes em diferentes espaços do Campus, como Laboratórios, Museu de Ciências e Tecnologia, Parque Esportivo e Centros de Eventos. Além disso, os jovens têm a possibilidade de vivenciar o mundo universitário por meio do Programa de Pré-Graduação (Pré-Grad).

Preparação para o Enem e vestibulares: os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, por meio do Sistema Marista de Educação (material didático exclusivo) e de ações preparatórias, como simulados, palestras e orientação vocacional. Os Colégios também contam com o Sistema Marista de Avaliação (Sima), primeira avaliação em larga escala realizada em escolas particulares do Brasil, que verifica o processo educacional como um todo.

Incentivo ao esporte: tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, a prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, no espírito de equipe, na liderança, na convivência e na amizade. Os estudantes participam de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão – Esporte e Integração. Anualmente, o evento reúne cerca de 2 mil atletas dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas.

Robótica educacional: iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, estudantes e educadores constroem maquetes e robôs para solucionar situações-problema. Assim, é desenvolvido o raciocínio lógico, a criatividade, entre outras habilidades. Todos os anos, o Festival Marista de Robótica reúne os Colégios e as Unidades Sociais em uma competição que alia estratégias e conhecimentos.

Formação continuada dos educadores: a busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar. Durante as Jornadas Pedagógicas e em outros encontros formativos realizados ao longo do ano, promovemos momentos de estudo, capacitação e integração. Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos com foco na educação.