A educação em que acreditamos

Os Colégios Maristas acreditam em uma educação integral que atende a todas as dimenções da vida do estudante. A Educação Integral Marista vai muito além do tempo que as crianças e jovens permanecem na escola. É um jeito de educar que perpassa todas as dimensões do ser humano, no qual aliamos a preparação acadêmica à formação de valores, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao desenvolvimento de talentos e a diferentes jeitos de aprender

O estudante fica no centro da aprendizagem como protagonista da construção do seu saber ético, solidário, cidadão e, acima de tudo, capaz de mudar o mundo.

Diferenciais dos Colégios da Rede Marista

Aplicativos: sempre atentos à necessidade de inovar nos processos pedagógicos, os Colégios Maristas desenvolveram o aplicativo Marista Virtual. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os pais da rotina dos filhos, utilizando recursos que facilitam o acompanhamento do cotidiano escolar. Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo apresenta diversas funcionalidades: agenda, consulta financeira, boletim para todos os níveis, pareceres da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, avisos direcionados, informações institucionais, publicações/notícias e atualização de dados.

Formação humano-cristã: nos colégios da rede pratica-se um jeito de educar e aprender que se desenvolve na combinação de diálogo e confiança, segurança e afeto, conhecimento e valores. Neste contexto, o estudante é incentivado a ser protagonista e tem a oportunidade de exercer este papel não só nas atividades pertencentes ao currículo escolar, mas em iniciativas diferenciadas, como: projetos de liderança, iniciação científica, entre outros.

Intercâmbio Marista: conhecer outros países e culturas é uma das principais formas de ampliar conhecimentos e horizontes. Para viver isto na prática, a Rede Marista desenvolve o projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes, oferecendo oportunidades na Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia aos estudantes do Ensino Médio.

Parceria com a PUCRS: iniciativas com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como formação de educadores, desenvolvimento de atividades em laboratórios, Centros de Eventos, Museu de Ciências e Tecnologias, Parque Esportivo, além de interação com os cursos de graduação e atividades de iniciação científica.

Preparação para o Enem e vestibulares: conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar, contando com material didático diferenciado e ações preparatórias, como simulados, palestras e orientação vocacional. Os colégios também contam com o Sistema Marista de Avaliação (Sima), primeira avaliação em larga escala realizada em escolas particulares do Brasil, que verifica o processo educacional como um todo, com testes e questionários que detalham o perfil do estudante e dos educadores maristas.

Incentivo ao esporte: o incentivo ao esporte, à integração e à competição saudável faz parte do cotidiano dos estudantes que participam de uma série de campeonatos ao longo do ano letivo. Destes, destaca-se o Maristão, que integra estudantes de todos os colégios da rede em uma disputa em diversas categorias esportivas.

Robótica educacional: projeto desenvolvido nos colégios para incentivar a busca de soluções para situações-problema. Estudantes e educadores montam maquetes/robôs em grupo, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criatividade. Anualmente, o Desafio de Robôs reúne todas as unidades em um torneio que alia estratégia e tecnologia.

Formação continuada dos educadores: a busca constante pela formação dos professores e dos funcionários faz parte do cotidiano escolar, por meio de momentos de estudo, capacitação e integração, que ocorrem durante as Jornadas Pedagógicas e em outros encontros formativos. Os educadores também são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos com foco na educação.