Novas diretrizes do Ensino Religioso são partilhadas

Mais de 150 educadores maristas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano EF) participaram da apresentação da nova matriz curricular do Ensino Religioso, ocorrida no sábado, 11/3, no Salão do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre. Baseado no Projeto Educativo do Brasil Marista, o material didático integra o Sistema Marista de Educação (SME) e resulta da Matriz Curricular Marista da área de Ciências Humanas. A escrita das diretrizes e do material didático envolveu professores maristas de todas as regiões do Brasil, além de colaboradores externos.
 
A proposta pedagógica do Ensino Religioso busca contribuir para a formação integral dos estudantes, deixando de lado qualquer tipo de intolerância e fundamentalismo. “Na prática, queremos um Ensino Religioso que não seja catequético, mas que respeite a diversidade presente na cultura brasileira. Por isso, o objeto de estudo é o Fenômeno Religioso e a Religiosidade”, esclarece o assessor da área de Ciências Humanas dos Colégios Maristas, Renato Capitani.
 

Panorama do Ensino Religioso foi apresentado aos professores dos Anos Iniciais
 
Na parte inicial da manhã, Capitani e o diretor do Marista João Paulo II, Marcos Scussel – também envolvido na consecução do projeto – contextualizaram o processo de construção do documento e fizeram uma breve explanação sobre a área de Ciências Humanas e o Ensino Religioso na Educação Básica das escolas maristas.
 
Na sequência, houve uma videoconferência com um dos escritores do SME, Jorge da Cunha Neto. Ele abordou a aplicabilidade do material didático em sala de aula. O conteúdo traz sugestões de atividades, leituras complementares e ilustrações. “A ideia é que os educadores sejam mediadores do diálogo, apropriando-se antecipadamente dos conceitos e desenvolvendo um trabalho dinâmico e interativo”, comenta o autor. 
 

Videoconferência proporcionou esclarecimentos e dicas sobre o novo material didático
 
A capacitação reuniu professores dos Colégios Maristas de Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Canela, Bento Gonçalves e Rio Grande. O evento também contou com a presença do coordenador educacional dos Colégios Maristas, Luciano Centenaro; a supervisora pedagógica dos Anos Iniciais, Joice Bruhn da Silva; além da equipe da Editoria FTD, que atuou em parceria na elaboração dos livros.
 
No dia 25/3, em Santa Maria, é a vez das demais unidades maristas conhecerem o Sistema Marista de Educação para o Ensino Religioso. 
 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.