Palestrantes abordam a construção da autonomia das crianças

Aprofundar conceitos e práticas em Educação Infantil é o principal objetivo do encontro que ocorre no dia 15/10, das 8h as 17h, no Salão de Atos do Colégio Marista Rosário. Sob o tema A construção da autonomia de crianças, educadores e famílias: projeções e documentações Reggio Emilia, Itália, o evento contará com a presença de Paola Cagliari e Chiara Spaggiari, educadoras de Reggio Emilia, cidade italiana considerada referência mundial na educação para as infâncias. Também haverá a participação de Marilia Dourado, representante da RedSolare no Brasil, instituição que é inspirada na proposta educativa de Reggio Emilia.


Aspectos da Educação Infantil serão discutidos durante o evento

As palestrantes convidadas partilharão experiências e boas práticas desenvolvidas a partir da pedagogia da escuta, na qual a criança é protagonista do seu processo de aprendizagem. A iniciativa, realizada pela Redsolare em parceria com os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, é aberta ao público geral. Interessados podem efetuar a sua inscrição pelo link. Investimento: R$ 250,00 (contempla o momento formativo com certificação de sete horas, kit de participante, tradução simultânea e lanches nos intervalos indicados na programação). 

Sobre a proposta educacional de Reggio Emilia

Localizada ao norte da Itália, na região de Emilia Romagna, Reggio Emilia é uma cidade referência na Educação Infantil. Tudo começou na Segunda Guerra Mundial, quando a região estava devastada, e a comunidade se mobilizou para criar uma realidade melhor para as crianças. A abordagem educativa reggiana é identificada como a pedagogia da escuta, que tem suas bases nas ideias de Loris Malaguzzi, considerado um dos pensadores mais importantes do século 20. Trata-se de uma linha teórica que defende a escola que valoriza o trabalho cooperativo, respeita a criança e investe na formação continuada dos educadores.

Para mais informações contate redsolarebrasil@gmail.com e (71) 3036-3009.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.