Cartazes ilustram os diferentes tipos de célula

Os alunos da turma 142, da 4ªsérie, mostraram toda a sua criatividade na aula de Ciências na segunda-feira (07/04). Em grupo, os estudantes confeccionaram cartazes com ilustração de diferentes tipos de célula utilizando materiais diversos e sucatas.

Segundo a professora Gabriela Córneo de Souza, o objetivo do trabalho foi ajudar os alunos a fixar o conteúdo, retomando as partes da célula e observando que não existe somente um tipo de célula, além de desenvolver a criatividade e a importância do trabalho em grupo.

Cartaz foi confeccionado com diversos materais,
entre eles sucatas

Mas o trabalho apresentado nos cartazes não foi desenvolvido em um dia, ele é resultado de uma longa pesquisa. No início do ano, os alunos receberam como tema de casa a tarefa de pesquisar sobre células, respondendo a pergunta "O que são células?". Em sala de aula, após a apresentação das pesquisas, iniciou-se o estudo sobre o assunto e se realizou diversas atividades.

Para fazer novas descobertas sobre o assunto, a turma visitou o Laboratório de Biologia do Colégio, onde foram observados alguns tipos de célula através do microscópio, sob a orientação da professora Ângela Silva.

Alunos tiveram diversas fontes de pesquisa
para eleborar os cartazes

A partir disso, os alunos foram divididos em grupos para confeccionarem cartazes que ilustrassem as células.

“Acredito que um mesmo assunto deve ser abordado de diversas maneiras, desafiando e construindo, considerando o interesse dos alunos e despertando a curiosidade dos mesmos sobre o que está sendo estudado”, diz a professora Gabriela.