Encontro reúne lideranças da juventude marista

Mais de 50 estudantes de 18 colégios maristas gaúchos estiveram reunidos nesta quinta-feira, 12/4, na PUCRS, para o Encontro de Grêmios Estudantis 2018. O tradicional evento formativo, que congrega os jovens líderes maristas envolvidos na gestão da representação estudantil escolar, teve nesta edição a temática Grêmio Estudantil: espaço criativo de construção de pontes.

Estudantes construíram projetos durante o evento

A programação foi conduzida nos espaços de inovação do Tecnopuc, parque reconhecido nacionalmente por acolher e incubar projetos de grandes empresas de tecnologia e atuar para o desenvolvimento de startups. Nos ambientes, os estudantes foram encorajados a refletir sobre o papel dos jovens em seus contextos vivenciais, buscando por meio de dinâmicas, apresentações e oficinas, os subsídios para aperfeiçoar a atuação local dos grêmios, bem como suas competências de liderança.

A primeira atividade do dia foi marcada pelos relatos de pessoas que passaram pelos espaços de liderança marista, simbolizando a construção de pontes e a conexão de ideias. Os convidados falaram sobre suas experiências e trajetórias anteriores e responderam às perguntas e curiosidades dos participantes. Na sequência, os estudantes foram divididos em salas para oficinas específicas, nas quais tiveram a oportunidade de aprofundar os temas Processos Criativos, Integração, Cooperação e Liderança. Em paralelo, os assessores educacionais que acompanham os grupos nas unidades foram convidados a uma formação sobre a atuação junto às lideranças juvenis.

Mais de 50 estudantes participaram do evento

Após as oficinas, os participantes se reuniram novamente para a atividade prática de Criação e Gestão de Projetos, a qual desafiou os jovens a construírem em seus grupos de atuação projetos de impacto às comunidades escolares de cada unidade. Com a consolidação da ferramenta de gerenciamento Canvas, utilizada durante a atividade, os grupos assumiram o compromisso de aperfeiçoar e aplicar os projetos construídos durante o evento.