Ensino Médio passa por reformulações

Seguindo a implementação do Sistema Marista de Educação, neste ano, o Ensino Médio do Marista Pio XII conta com novidades pedagógicas e de layout das salas, recebendo investimentos conforme as Matrizes Curriculares do Brasil Marista.

O novo mobiliário e o layout das salas rompem modelos conceituais clássicos em busca da inovação por meio de interações. Foram adquiridas cadeiras com encaixe e classes com rodinhas, os tradicionais quadros brancos foram substituídos por paredes riscáveis de um lado da sala e lousa digital do outro lado, equipada com tecnologia.

“O espaço foi projetado para o convívio: para promover a empatia, incentivar práticas coletivas e estimular o processo de aprendizagem”, ressalta a vice-diretora Maria Angela Baldi.


Novo layout incentiva um espaço dinâmico para atender as necessidades de cada aula

Na prática, essa proposta fica evidente na possibilidade de reorganização dos móveis e na configuração do espaço como um todo, características que dão vida às salas. O ambiente mais flexível, permite que os estudantes possam trabalhar em grupos, duplas ou individualmente, e auxilia o professor a tornar-se um articulador e facilitador da construção do saber, incentivando o estudante a descobertas com criatividade. Com isso o sistema de avaliação torna-se mais preciso e proveitoso.

Alterações no processo de avaliações

Buscando também a excelência pedagógica, o processo de avaliação foi modificado. Serão realizadas duas avaliações individuais a cada trimestre, sendo uma por Componente Curricular e outra por Área do Conhecimento, além das produções coletivas. As provas de recuperação ocorrerão no turno da tarde, com datas já definidas em calendário. Desta forma o aproveitamento da aprendizagem em sala de aula se destaca pela produtividade.

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.