Equipe de Robótica participa de mundial da FIRST

Oito integrantes da equipe de Robótica Educacional do Colégio Marista Pio XII, Under Control, já embarcaram para os Estados Unidos para participar da competição mundial da FIRST Robotics Competition, principal competição mundial de robótica para o Ensino Médio, que ocorrerá 19 a 22/4, em Houston. O time conquistou a vaga após vencer a etapa regional de Long Islang e irá disputar pelo quarto ano consecutivo o mundial da FIRST.

“A ida da equipe para o mundial pelo quarto ano seguido é por si só muito significante, pois nenhuma outra equipe brasileira já conseguiu esse feito. Representar o Brasil em um evento tão grande é motivador. Apesar do número reduzido de integrantes da equipe no mundial, estamos com upgrades programados em nosso robô para buscar um resultado expressivo”, ressalta Filipe Ghesla, mentor do Under Control.

Neste ano, os 27 integrantes da equipe construíram um robô, apelidado de SVC, que abastece uma nave para viajar. Para isso, é necessário colocar engrenagens para consertar a máquina e arremessar bolas, que funcionam como combustível. No final da partida, o robô precisa subir por uma corda para ir junto com a nave.


Equipe participará de etapa mundial

Trajetória no mundial

Esta foi a 15ª vez que o time do Marista Pio XII participou da FIRST Robotics Competition e o segundo ano consecutivo que o Under Control vence a regional de Long Island, conquistando vaga para a mundial. Em 2015, a equipe voltou para o Brasil com o troféu do Chairman’s Award, prêmio de maior prestigio da competição e que reconhece a equipe modelo para todas as outras. Além desta conquista em 2015, a Under Control chegou até as quartas de final da etapa mundial, melhor posição que uma equipe brasileira avançou na última década.

“Superbowl dos inteligentes”

O campeonato mundial da First Robotics conta com a presença de celebridades da ciência e tecnologia, além de CEOs de diversas empresas que vão até o evento prestigiar os jovens que são a elite da ciência e tecnologia do Ensino Médio. O evento é apelidado de "O Superbowl dos Inteligentes" pela sua dimensão e grandiosidade. Os vencedores entram para o Hall da Fama da First, têm garantida para sempre a presença na etapa mundial e ainda recebem a oportunidade de visitar o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca.

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.