Estudantes apresentam projeto de asfalto sustentável na Febrace 2017

Buscando reduzir a poluição em rios e aterros sanitários e encontrar solução para o reaproveitamento de materiais de difícil decomposição, como garrafas PET, os estudantes João Augusto Felix, João Gabriel Griza e Pablo Koech Barth, desenvolveram o projeto de pesquisa Asfalto Sustentável, que será apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que ocorre de 21 a 23/3, em São Paulo. A participação no evento é fruto da premiação na 9ª PioTec - Mostra de Tecnologias e Ciências realizada no Colégio Marista Pio XII em 2016.

No projeto orientado pela professora Josi Maria Peruzatto, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio realizaram experimentos utilizando cimento asfáltico como principal matéria para o processo de mistura com a garrafa PET. Após diversas tentativas, os jovens concluíram que é possível desenvolver um asfalto sustentável que tende a reduzir o custo total na produção, utilizando garrafas PET para melhorar a qualidade do asfalto e beneficiando o meio ambiente.


Trabalho da 9ª PioTeC será apresentado na Febrace 2017

Sobre a FEBRACE

Promovida anualmente pela Poli-USP, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência, qualidade científica/tecnológica e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Nesta edição, serão apresentados 346 projetos desenvolvidos por 763 estudantes do ensino médio e técnico do Brasil. Eles foram selecionados entre mais de 2,1 mil projetos, submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 126 feiras afiliadas. Os estudantes que forem melhor avaliados ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios. Também concorrerão a 70 bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq e a uma das vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, em Los Angeles (EUA).

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.