Líderes estudantis debatem empreendedorismo e inovação

Focado em inovação e empreendedorismo, o Encontro de Grêmios Estudantis 2017 reuniu, nesta terça-feira, 18/4, cerca de 80 pessoas, entre estudantes, coordenadores, palestrantes e convidados. Uma das novidades desta edição é que todas as atividades, ideias e concepção foram propostas pelos jovens, enfatizando seu protagonismo. 

 

Manhã de acolhida e dinâmicas criativas

A programação teve início no Marista Champagnat, onde os públicos foram recepcionados pelo Grêmio do Colégio em um momento de acolhida e oração. Logo depois, todos foram encaminhados para o Centro de Convivência para Professores e Associação dos Docentes e Pesquisadores da PUCRS (ADPUC), no Prédio 22. Lá, o professor da Escola de Negócios do Idear, Vicente Zanella, falou sobre empreendedorismo e propôs uma dinâmica em grupos, que consistia na criação de produtos revolucionários baseados em palavras e personagens sorteados.

 

Destaque para a sustentabilidade

O encontro também contemplou temas contemporâneos, como alimentação saudável e sustentabilidade. A fim de ressaltar a importância da consciência ecológica, os participantes receberam copos para evitar acúmulo de resíduos descartáveis. A decoração foi elaborada pelos jovens com elementos reciclados –garrafas pet e cascas de ovos serviam como vasinhos de plantas. Além disso, o lanche incluiu frutas, sucos, água e salgados assados. 

Ainda pela manhã, o ex-aluno e ex-integrante do Grêmio Estudantil do Marista Champagnat, Jonathas Barreto, participou de um bate-papo sobre bons hábitos alimentares, preservação ambiental, produtos orgânicos e empreendedorismo. Ele é um dos criadores do Comidas do Bem, empresa que cria compotas, geleias e congelados com alimentos orgânicos, tendo como baseados princípios de sustentabilidade e saúde. Em suas falas, ressaltou o papel fundamental do Grêmio Estudantil na motivação e inspiração da veia empreendedora e espírito de liderança. Além do Comidas, Jonathas, formado em Biologia Marinha, também já participou de projetos ambientais como o Tamar.

 

Aprendendo a tirar projetos do papel

Juntamente com jovens do Marista Assunção e do Marista Graças, a Pulsar, empresa especialista em inovação e empreendedorismo no ambiente escolar, trouxe propostas para facilitar a integração e a criatividade através de metodologias como o design thinking, que visa empatia e protagonismo.  

Em um primeiro momento, os facilitadores da empresa mostraram cases e exemplos de iniciativas, bem como personagens inspiradores no ramo de educação e ideias para transformar o mundo. Depois, foram apresentados caminhos para conceber, planejar e executar um projeto, através de ferramentas de gestão e trabalho em equipe.

Os estudantes e coordenadores foram convidados a pensar iniciativas que solucionassem questões apontados pelos estudantes nos colégios. A tarefa, que envolvia a criação de personas e ideias, foi realizada em grupos com alunos de diferentes escolas, a fim de gerar integração e estimular a empatia com os desafios levantados pelos demais. A tarefa terminou com os grupos apresentando seus planos e soluções para o grande grupo.

 

Piquenique de encerramento

O fechamento do evento foi realizado ao ar livre em um piquenique com descontração, no campus da PUCRS. Os integrantes do Grêmio do Marista Irmão Jaime Biazus realizaram, ainda, um momento de reflexão sobre os aprendizados e as vivências do dia durante a confraternização.

Comentários (1)

Anderson Ferro

Boa tarde, tudo bem? Você tem aplicativo no seu site? Caso não, estamos oferecendo a criação totalmente grátis, não é pegadinha, você pode ver mais sobre nossos trabalhos em http://blog.andersonferro.com.br - E também poderá ver que cobramos para criar, porém estamos selecionando alguns sites que queiram, nosso site: http://www.OffersCash.com.br - A única coisa que vamos pedir é para manter uma publicidade do nosso site aqui em seu site e dentro do aplicativo o aviso de: criado por Offers Cash - Anderson Ferro. Te interessa? Se sim, me chame no Facebook ou direto no Whatsapp (16) 99209.1604 - Abs!

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.