Mais Pio XII inicia atividades dia 18/2

O projeto Mais Pio XII - Turno Integral inicia as atividades na próxima segunda-feira (18/2) a partir das 8h da manhã.
O Mais Pio XII  visa oferecer a tranqüilidade e a segurança de um acompanhamento completo no turno inverso ao das aulas promovendo o desenvolvimento integral de crianças de 3 a 10 anos, complementando a ação da família.

EQUIPE PEDAGÓGICA:
Coordenação Pedagógica: Kátia Antoniolli
Orientação Pedagógica: Nádia Fogaça
Professora: Sandra de Oliveira
Auxiliar de Ensino: Joice Scheffel
Nutrição: Samantha Volart e Míriam Vargas
Natação : Denise Lindemeyer e Greice Fleck
Inglês: Wizard

PÚBLICO- ALVO:
Alunos do colégio Marista Pio XII  que tenham entre 3 e 10 anos.

OPÇÕES DE MATRÍCULA:
Pacotes de 1, 2, 3, 4 e 5  turnos. O Curso de Inglês Wizard é opcional (terças e quintas-feiras, com material específico).

INÍCIO DAS ATIVIDADES:
A  partir de 18 de fevereiro de 2008, de acordo com os turnos matriculados.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
8h até 13h10min - PROJETO Mais Pio XII
A tarde, os alunos serão encaminhados ao turno regular da Educação Infantil e Ensino Fundamental  com término às 17h30min.

INFORMAÇÕES SOBRE A ENTRADA:
Os pais devem encaminhar seus filhos até a sala de Multiuso I onde haverá uma auxiliar de ensino para recebê-los a partir das 7h20min. As atividades do projeto Mais Pio XII iniciam às 8h.

INFORMAÇÕES SOBRE A SAÍDA:
 A partir das 13h10min os alunos serão encaminhados para suas respectivas salas de aula.

COMUNICAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA:
O Guia Mais Pio XII foi criado com o objetivo de tornar eficaz e segura a comunicação entre família e escola. Deve estar sempre na sacola do projeto e ser consultado diariamente por pais/responsáveis e pelos profissionais  a fim de verificar informações importantes sobre a criança e sua participação no MAIS PIO XII.

ALIMENTAÇÃO:
ALMOÇO - É opcional:
- Os alunos podem almoçar na Cantina do Colégio acompanhados da pedagoga e nutricionistas;
- Os pais podem buscar seus filhos para almoçar com eles em outro ambiente;
-  As crianças podem almoçar com os pais na Cantina do colégio.
OBS: Pedimos aos apis que respeitem o horário de almoço estabelecido pelo projeto: 11h30min.
LANCHE - O lanche da manhã está incluído em todos os pacotes. As crianças receberão um KIT LANCHE SAUDÁVEL, composto de um carboidrato, uma fruta e um suco, iogurte ou leite. Em alguns momentos também participarão da compra ou preparação de seus lanches, sempre acompanhados e orientados pelas nutricionistas e pedagoga.

RESTRIÇÃO ALIMENTAR:
As famílias devem informar a Equipe Pedagógica do Projeto Mais PIO XII, casos de restrição alimentar, problemas de saúde ou qualquer orientação importante sobre os hábitos alimentares dos estudantes.

MATERIAIS PARA O PROJETO MAIS PIO XII:
Todo e qualquer material deverá estar identificado com o nome e turma do(a) aluno(a).
As famílias tem prazo até 18 de março para adquirir os materiais do projeto.

UNIFORME (uso obrigatório):
Camiseta ou moletom do Projeto Mais Pio XII; uniforme do colégio (bermuda, saia, calça, casaco, etc), tênis na segunda-feira (em função das saídas de estudos) e tênis, sandália ou chinelo (sem salto) nos demais dias da semana.

MATERIAL QUE DEVERÃO TRAZER:
-  Mochila com materiais para o turno da tarde ( verificar data do início das aulas).
- Lanche da tarde (devidamente embalado e identificado com nome e turma) que, quando necessário, permanecerá na geladeira até o horário do consumo.
-  Sacola específica do projeto (a ser adquirida no mesmo local da camiseta) contendo: Guia Mais Pio XII; material para natação (touca, roupa de banho, roupa íntima, toalha e saco plástico para a roupa molhada) nas quartas e sextas-feiras; possíveis materiais solicitados para alguma atividade especial ou oficina.

MATERIAL QUE DEVERÁ FICAR NA ESCOLA:
-Uma muda do uniforme de verão (posteriormente solicitaremos outra de inverno).
-Uma toalha para eventuais necessidades (em caso de uso, os alunos levarão a toalha para casa e deverão repor no outro dia).
-Um lençol de solteiro.
-Um pote plástico com tampa contendo material para banho: shampoo, condicionador (se necessário), sabonete, escova ou pente.
-Chinelo de dedos.
-Material de higiene bucal: escova e creme dental.
-Manta e travesseiro.
- Avental para culinária

BANHO:
Nos dias frios a escola disponibilizará um secador de cabelo que será manuseado pelas auxiliares de ensino, responsáveis pela orientação e acompanhamento das crianças nesse momento.

ACOMPANHAMENTO DE ESTUDOS:
Trabalho desenvolvido de modo a orientar os estudantes na realização das tarefas escolares e estimular hábitos e atitudes tais como: organizar o material pessoal; disciplinar-se quanto ao horário de estudo; criar autonomia para realizar tarefas, estudos e pesquisas. Nesse momento os alunos receberão orientação de pedagoga e auxiliar de ensino, tendo acesso a computador, Internet e materiais da Biblioteca. Quando não houver “tema de casa”, os alunos serão estimulados para a leitura de materiais diversos, participarão de jogos pedagógicos ou Hora do Conto. O Acompanhamento de Estudos ocorrerá nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras. Os pais serão responsáveis por olhar os cadernos e atividades escolares dos filhos no final de semana e, quando necessário, orientar o momento de estudo nesse período. A apreciação das atividades escolares por parte dos pais é fundamental para o sucesso escolar da criança.

POSTO DE VENDA DO UNIFORME: Dyngo Uniformes  - disponível a partir de 1º de março.

MEDICAMENTOS:
As famílias cujos filhos necessitarem de medicação durante o horário do projeto devem entregar o(s) remédio(s) para a professora ou auxiliar de ensino, bem como anexar a receita médica e orientação no Guia Mais Pio XII. As crianças somente serão medicadas mediante a receita médica.