Sobreviventes do Holocausto conversam com estudantes

Nesta sexta-feira, 10/11, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio receberam três sobreviventes da 2ª Guerra Mundial e conheceram suas histórias de vida. Este encontro, promovido em parceria com Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e a organização humanitária B'nai B'rithe, complementa os estudos da área de Ciências Humanas. Além de abordar o momento histórico, falando sobre as dificuldades que passaram, os palestrantes destacaram momentos de solidariedade e superação.

Os judeus Bernard Kats, holandês escondido por famílias holandesas, e Curtis Stanton, alemão que esteve no campo de concentração de Aushwitz, compartilharam momentos de suas vidas durante a Guerra, as perdas familiares e as dificuldades que passaram para sobreviver. Os estudantes também ouviram a história de solidariedade da família de Johannes Melis, holândes católico e cujos pais construíram esconderijos em sua casa para abrigar famílias. Hoje, os três sobreviventes moram em Porto Alegre.


Melis, Staton e Kats compartilharam suas histórias durante a 2ª Guerra Mundial

“Essas pessoas tornam a história viva já que testemunharam realidades que conhecemos nos livros, filmes e documentários. Além de abordar fatos e conceitos históricos relevantes no estudo dos Direitos Humanos, esta palestra contribui na consolidação de valores e auxilia na formação de uma sociedade mais justa”, ressalta a professora de História, Angélica Rios.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.