Under Control: o sonho que pulsa e brilha há 16 anos

A Under Control, equipe de Robótica Educacional do Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo, segue fazendo história como um dos principais times brasileiros e do mundo na modalidade. No último fim de semana, o grupo foi campeão da etapa regional de New York Tech Valley, da FIRST Robotics Competition, o que garantiu o quinto título internacional da equipe e mais uma vez a vaga para o campeonato mundial, que esse ano será disputado em Houston, também nos Estados Unidos, entre os dias 18 e 21 de abril.

Equipe irá ao mundial da categoria pela quinta vez consecutiva

Na cidade texana, os 25 integrantes da delegação brasileira chegam prestigiados pelo Chairman’s Award, também obtido na etapa de New York. Esse é o prêmio de maior prestigio da competição por reconhecer a equipe modelo para todas as outras. No mundial, o time buscará superar as quartas de final, resultado que conseguiu em 2015 no mesmo evento e que hoje permanece como a melhor posição já obtida por uma equipe do Brasil na última década. Antes de embarcar para o destino final, os estudantes disputam até o dia 24/3 a regional de Iowa, a fim de acertar todos os detalhes para o principal compromisso do mês seguinte.

Dedicação até nas férias

O sucesso da Under Control não é por acaso. Como de praxe, a equipe multicampeã que já acumula 16 anos de história, trocou as férias pelo sonho de ir mais longe. Foram seis semanas intensas de trabalho em equipe para construir e preparar o robô para o desafio da competição este ano, que é baseado em jogos de videogame arcade.

Hydralisk foi o nome escolhido para o robô de 2018

A equipe construiu um protótipo que precisa empilhar a maior quantidade de cubos nas balanças distribuídas na pista. Para conquistar pontos, o time precisa que o seu lado da balança esteja mais pesado que o dos adversários. Foram utilizados mecanismos de elevador para subir os cubos, e de garra, para puxar o material. Confira o vídeo que apresenta o desafio da competição.

Superbowl dos inteligentes

O campeonato mundial da FIRST conta com a presença de celebridades da ciência e tecnologia, além de CEOs de diversas empresas que vão até o evento prestigiar os jovens que são a elite da ciência e tecnologia do Ensino Médio. O evento é apelidado de O Superbowl dos Inteligentes pela sua dimensão e grandiosidade. Os vencedores entram para o Hall da Fama da FIRST, têm garantida para sempre a presença na etapa mundial e ainda recebem a oportunidade de visitar o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca.

Sônia maria colbeich trajano

Sinto-me orgulhosa por meu filho ter feito parte deste time enquanto aluno do Colégio Marista Pio XII. Sinto-me mais orgulhosa ainda, por ele continuar fazendo parte deste time. Sinto muito orgulho pelo Colégio Marista Pio XII realizar seu sonho de criança: Construir robôs. Sinto orgulho das amizades que o Under Control proporcionou a ele. Obrigada ao Colégio. Obrigada Filipe Ghesla por sua dedicaçao a estes jovens. És muito mais que um professor, és exemplo de vocação, determinação, amizade, carinho. Obrigada aos mentores Bruno Toso e Gustavo Selbach, vocês também são exemplo de vocação, amizade, determinação, carinho. OBRIGADO!

Colégio Marista Pio XII

Olá, Sônia! É muito gratificante para nós do Colégio lermos depoimentos como o seu. As conquistas só são possíveis devido ao empenho dos nossos educadores, ao talento dos nossos estudantes e ao apoio das famílias que acreditam em um sonhar junto, que impulsiona essa equipe há 16 anos. Muito obrigado pelo carinho! Abraço.