Publicações são lançadas durante o 5º Congresso Marista

O final da tarde desta quarta-feira, 12/10, contará com o lançamento de publicações produzidas por educadores e gestores, durante o 5º Congresso Internacional Marista de Educação. Em paralelo ao lançamento do Sistema Marista de Educação, as obras Vivências Curriculares em tempo de mudança e o inédito Educação Marista: perspectivas e desafios serão apresentados aos congressistas em um momento especial promovido pela FTD Editora.


Ir. Marcelo e Ir. Manuir, primeiro e terceiro da esquerda para a direita

Educação Marista: perspectivas e desafios
Organizado por Ir. Manuir Mentges e Ir. Marcelo Bonhemberger, a publicação traz artigos de educadores maristas de diferentes espaços de missão: Rede Marista (PMBSA), Grupo Marista (PMBCS) e Província Marista Cruz del Sur (Chile) e Umbrasil. Lançado pela FDT Editora, a obra discute temas importantes para uma educação de qualidade, abordando temas relacionados aos elementos constituintes da educação marista, promovendo um diálogo entre ciência e transcendência, a dimensão do sentido e do cuidado no processo educativo e suas implicações na animação, na liderança e na gestão.

Entre os aspectos abordados, a obra apresenta reflexões com base em eixos que visam contribuir para a formação continuada dos educadores maristas, a partir da pesquisa, práticas e processos inovadores.

O livro contempla quatro eixos: Valores Essenciais, Pedagógico-Filosófico, Sujeitos da Educação Marista e Gestão, Liderança e Inovação. Entre os autores: Adriana Kampff, Alam Casartelli, Alfredo Crestani, Cintia Marques, Claus Stobaus, Clemente Juliatto, Deivis Fischer, Ernesto Plaza, Jorge Audy, Juan Mosquera, Loide Trois, Marcos Pereira, Mariano Gregorio, Ricardo Mariz e Shirley Cardoso.

Vivências Curriculares em tempo de mudança
Trata-se de uma obra coletiva escrita por educadores e gestores com a intenção de sistematizar e publicar as transformações que tem permeado as práticas na direção da implantação de um novo currículo, gestado a partir do Projeto Educativo e das Matrizes Curriculares do Brasil Marista. A obra é composta por relatos e compartilhamento de inovações realizadas pelos Colégios Marista Assunção, Marista Champagnat e Marista Graças.

A publicação teve pré-lançamentos realizados no primeiro semestre, durante encontros de formação dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.

Sobre o Congresso
O 5º Congresso Internacional Marista de Educação reúne mais de 2mil educadores de todo Brasil, no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda/PE, de 11 a 14/10. Como propositivo, o evento busca potencializar a promoção do direto a uma educação integral de qualidade e de excelência acadêmica, diante dos cenários e desafios da contemporaneidade. Em paralelo também ocorre o 2º Congresso Marista de Educandos e Famílias.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.