Desafios

Por meio de quatro modalidades de desafios, os estudantes são incentivados a resolver soluções-problemas com base no tema proposto no ano do Festival Marista de Robótica. São eles:

A partir de um tema determinado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio dos Colégios e Unidades Sociais e de outras escolas públicas e privadas realizam pesquisas, projetos e tarefas diversificadas.

O Desafio, criado em 2008, consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas numa competição que envolve estratégia, criatividade e tecnologia. Cada arena representa um elemento que possibilita ao estudante encontrar soluções, conforme o tema do evento.

Inscreva-se aqui

Em uma arena de 10mx14mx5m protegida por tela, as equipes precisam realizar até 5 missões com um tema determinado, em partidas de 5 minutos. Além da pontuação específica de cada missão, o menor tempo do trajeto é critério para definir o vencedor.

Participam do Desafio estudantes da educação básica (rede pública e privada), a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, bem como universitários de instituições de ensino públicas e privadas.

Inscreva-se aqui

Estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas participam dessa, competição expositiva, na qual criam maquetes com soluções para as cidades a partir do tema central proposto, levando em consideração suas aplicações e importância para a sociedade.

Os projetos são avaliados de acordo com as soluções apresentadas, metodologia, produto e apresentação oral. Neste ano, as maquetes físicas darão lugar as projeções construídas pelos estudantes no Minecraft Edu.

Inscreva-se aqui

É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, contando com apoio de universitários da graduação e pós-graduação da PUCRS.

A partir da temática central, as equipes serão incentivadas a resolver problemas projetando, documentando e criando soluções que envolvam a construção de aplicações através de conceitos de programação.

Este novo desafio busca fomentar o empreendedorismo e oportunizar reflexões sobre as potencialidades das tecnologias digitais na formação dos estudantes.

Inscreva-se aqui

Mais informações pelo e-mail: fmr@maristas.org.br