Estudantes participam do Sima 2017

Entre os dias 28/8 e 1º/9, estudantes maristas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e de 3º ano do Ensino Médio participam do Sistema Marista de Avaliação (Sima), exame desenvolvido pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade). As turmas irão responder a testes de quatro áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

Também será aplicado um questionário sobre o perfil sociocultural e a percepção dos estudantes sobre indicadores que impactam sua aprendizagem. A finalidade é obter indicadores de qualidade da sala de aula e do ambiente educativo de casa.

Sobre o Sima

O Sistema Marista de Avaliação (Sima) tem foco na qualidade da aprendizagem dos estudantes, avaliando as habilidades e competências desenvolvidas no ensino dos componentes curriculares. Além disso, mede a aprendizagem dos estudantes em uma escala de proficiência com interpretação pedagógica dos resultados e avalia a eficácia dos processos educativos por meio de indicadores de qualidade do contexto escolar.

A avaliação contempla, ainda, as lideranças dos Colégios, professores, pais e estudantes, disponibilizando informações sobre aspectos que influenciam o contexto da escola e que contribuem para a melhoria constante