Conheça o projeto Porto Belo

Os estudantes concluintes da turma 232 do Colégio Marista Roque desfrutam ao longo desta semana de momentos de estudo da flora, fauna e geografia do litoral catarinense. Em mais uma edição, o projeto Porto Belo propicia a visita ao município que dá nome a atividade e a 15 praias situadas nos municípios de Bombinhas, Bombas e Camboriú.
 
Turma 232 fica em Porto Belo até o fim da semana
 
Tradicionalmente, a viagem acontece entre outubro e novembro, mas em função das condições climáticas não favoráveis no ano passado, a turma precisou prorrogar a atividade para este ano. Durante a inciativa, os estudantes fazem observações dos costões, trilhas, snorkel, mergulhos em profundidade, registros fotográficos e filmagens, pesquisa bibliográfica, palestras e seminários, orientados pelos professores de disciplinas como Biologia e Geografia. 
 
O Marista Roque foi o pioneiro entre as escolas de Cachoeira do Sul a elaborar e colocar em prática, em 1991, um projeto interdisciplinar envolvendo estudantes do Ensino Médio em uma viagem de estudos ao litoral de Santa Catarina. A iniciativa surgiu da necessidade de tornar palpável os ensinamentos construídos nas aulas de componentes curriculares como Biologia, Química, Física, Educação Física, Geografia, assim como História, Ensino Religioso e Língua Portuguesa, mas, principalmente, como estratégia para dar visibilidade ao Ensino Médio da instituição, que retomava as atividades neste nível de ensino naquele ano.
 
 
Trabalho em equipe e empreendedorismo
 
Além de uma experiência de pesquisa, os estudantes que participam da viagem de estudos do projeto Porto Belo desenvolvem a habilidade de trabalhar em grupo, pois cada um é responsável por uma função durante os dias em que estão no litoral catarinense. Antes disso, têm a tarefa de angariar recursos para o custeio da viagem através de almoços, ações entre amigos e parcerias com empresas locais, o estabelece uma visão empreendedora em cada participante.
 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.