Aprender por inteiro é ser cidadão

Anos Iniciais | 1º ao 5º ano EF

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.

Aprendizagem na prática
Os estudantes participam de momentos de aprendizado prático nos Laboratórios de Ciências e Tecnologias Educacionais, bem como em saídas de estudo. Todas as atividades são conectadas com o que é vivenciado em sala de aula e possibilitam a busca por novos conhecimentos.

Iniciação Científica
Os estudantes têm contato com o método científico desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Ao longo do ano letivo, desenvolvem projetos de pesquisa que são apresentados para a comunidade escolar na Mostra de Ciências, Tecnologias e Artes do Colégio.

Hábitos de Estudo
Diferentes iniciativas buscam motivar o estudante a desenvolver sua própria rotina de estudos. Além do acompanhamento pedagógico, o projeto conta com orientações e materiais específicos, que contribuem para a organização e a construção da autonomia.

Sustentabilidade
A importância de preservar o meio ambiente é tema recorrente no dia a dia e trabalhado por meio de pesquisas e atividades. Além disso, os estudantes têm acesso ao bosque preservado do Colégio, espaço em que acompanham o crescimento de árvores plantadas por eles mesmos.

Aprender por inteiro é enfrentar desafios

Anos Finais | 6º a 9º ano EF

Arte e Cultura
Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a criatividade e seus talentos por meio das atividades realizadas pelo Departamento de Educação Artística e Cultura (Deac). Dança, Coral Infantil, Vocal Juvenil, Instrumental, Grupo de Teatro e aulas de Violão e Bateria estão entre as modalidades oferecidas para que eles possam se expressar artisticamente.

Formação de Lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar, por meio de projetos, debates e dinâmicas de integração. O Grêmio Estudantil e os grupos de jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) também representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e formação de lideranças.

Hábitos de Estudo
Pelo acompanhamento constante dos educadores, os estudantes são motivados a criar sua rotina de estudos, desenvolvendo estratégias para qualificar seu rendimento escolar. O projeto também conta com orientações e materiais específicos, como fichas e planilhas, que contribuem para a organização e a construção da autonomia.

Incentivo à Leitura
O hábito da leitura é incentivado nas atividades em sala de aula e na Biblioteca. Também promovemos projetos interdisciplinares, como a Mostra Literária de Curtas do nosso Colégio. Inspirados em clássicos da Literatura, os estudantes dão forma, movimento e voz aos personagens dos livros, produzindo curtas-metragens e documentários baseados em suas leituras.