O valor do contato com a natureza

A proposta curricular marista contempla o direito da criança de se movimentar e vivenciar aprendizagens em contato com a natureza. No Colégio Marista Roque, as práticas pedagógicas englobam o plantio de árvores no Bosque e de mudas de flores nos canteiros do jardim interno, a observação dos animais que vivem nos espaços naturais, como o Recanto, além da reutilização de materiais como galhos e folhas secas na construção de ambientes favoráveis à produção de saberes, entre outros projetos que ajudam a potencializar a imaginação, a observação e a criatividade.
 
“As ações pedagógicas realizadas ao ar livre, em ambientes naturais, como o campo do Colégio, possibilitam às crianças contato direto com elementos da natureza como o sol, o vento, as árvores, possibilitando o reconhecendo diferentes texturas, interagindo com o grupo, compartilhando experiências, e construindo seu conhecimento de forma autônoma”, destaca a professora da Educação Infantil, Lidiane Rodrigues.
 
Crianças participam de atividades no Bosque do Colégio
 
Tais experiências contribuem também para melhorar a expressão corporal e a atividade motora, inclusive a coordenação e o equilíbrio, além de aliviar o estresse e a ansiedade. Todo esse trabalho é fundamentado nas Diretrizes da Educação Infantil Marista, documento norteador da ação pedagógica desse segmento de ensino o qual tem como base a formação integral do estudante. Assim, a criança aprende a vivenciar a natureza e, ao mesmo tempo, a respeitá-la.
 
Recanto Marista Roque
 
Localizado a aproximadamente 5 quilômetros do Colégio, no Alto dos Casemiros, o Recanto Marista Roque possui estrutura de camping voltada para aspectos lúdicos, valorizando a interação dos estudantes com o meio ambiente. Ao longo do ano, as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio participam de formações, organizadas pela Pastoral, oportunidades de formação humano-cristã, onde crianças e jovens aprofundam temas como relações humanas, vivência de valores, avaliação de projetos pessoais e debates sobre temas ligados à valorização da vida e da natureza. Além disso, as famílias têm a oportunidade de desfrutar do espaço na Festa da Família, que terá nova edição em 2018.
 
 
 
Inscrições abertas
 
As inscrições para novos estudantes para o ano de 2018 já podem ser realizadas pelo site colegiomarista.org.br/matricula/roque ou então de forma presencial na instituição, localizada na Rua Saldanha Marinho, 563. Eventuais dúvidas sobre o processo podem ser tratadas pelo telefone (51) 3724 8100 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.